Lourenço Ortigão viajou para o Líbano e mostrou-se chocado com o estado de destruição de Beirute. Recorde-se que, a 4 de agosto de 2020, explodiu um armazém na zona portuária, onde estava guardao um depósito de nitrato de amónio. A explosão, que foi sentida a muitos quilómetros de distância, destruiu grande parte da cidade, provocou a morte a mais de 200 pessoas e fez mais de seis mil feridos.
Leia o testemunho do ator, de 33 anos, e veja o vídeo que partilhou.
“Hoje acordei aqui em Beirute muito cedo e passei no local onde ocorreu a explosão que todos sabem no dia 4 de Agosto de 2020. Na época, lembro-me de ver inúmeras homenagens nas redes sociais com “pray for Libano”, imagens das explosões, frases bonitas, indignação, ações solidárias. Naturalmente, com o tempo, como tudo na vida novos assuntos aparecem e outros deixam de ter importância.
Hoje, passados dois anos, o Libano vive a maior crise da sua história. Vê-se, em tudo, principalmente nas pessoas. Neste momento, nem presidente tem.
Nos jornais passam as notícias de hoje, e por vezes pensamos que quando se deixa de falar de um tema é porque já passou. Mas nem sempre é assim.
Tenho esperança que o Libano volte a ser o país que era. Sei que não é o único que está em crise, mas é onde estou agora. E custa-me ver. Força!”