Decorreu na madrugada, de 5 para 6 de fevereiro, na Crytpo.com Arena, em Los Angeles a 65.ª edição dos prémios Grammy, entregues pela Academia de Artes e Ciências de Gravação. A apresentação do espetáculo teve a cargo do comediante Trevor Noah. Grammy Awards 2023 – A lista completa! Fique, em seguida, a conhecer os vencedores.
Beyoncé, Harry Styles, Lizzo, Adele e Kendrick Lamar foram os artistas que se destacaram nesta noite de celebração da música. Saiba, em seguida!
O artista britânico viu, primeiramente, o seu trabalaho, “Harry’s House” ser distinguido com o prémio de Álbum do Ano, tendo igualmente levado para casa a estatueta de Álbum Pop Vocal do Ano. Lizzo, por outro lado, venceu o prémio de Gravação do Ano com “About Damn Time”. Beyoncé levou a melhor em quatro categorias: Melhor Álbum de Dança/Eletrónica, Melhor Gravação de Dança/Eletrónica, e por fim, Melhor Performance de R&B Tradicional e Melhor Canção R&B, o que a torna na artista com mais Grammys de sempre: 32 no total da sua carreira.
Primeiramente, Bonnie Raitt ganhou na categoria de Canção do Ano por “Just Like That”; e Samara Joy foi consagrada com o prémio de Melhor Nova Artista. Na mesma categoria estava nomeada a artista brasileira Anitta, os italianos Måneskin, assim como as Wet Leg, que saíram derrotados. Assim como, Adele que leva para casa o prémio de Melhor Performance Pop a Solo com o tema “Easy on Me”. Por outro lado, Bad Bunny venceu na categoria de Melhor Álbum de Música Urbana com “Un Verano Sin Ti”. Michael Bublé venceu, em seguida, o prémio de Melhor Álbum Pop Tradicional por “Higher”. A espanhola Rosalía arrecadou, por outro lado, o prémio de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa Latino com “Motomami”.
Outros vencedores
Kendrick Lamar venceu, da mesma forma, os prémios de Melhor Álbum Rap por “Mr. Morale & The Big Steppers”, Melhor Canção Rap e Melhor Performance Rap por “The Heart Part 5”. Assim como os prémios de Melhor Canção Rock e Melhor Performance Rock foram ganhos por Brandi Carlile com “Broken Horses”. Por fim, o prémio de Melhor Álbum Rock foi para Ozzy Osbourne por “Patient Number 9”.
A mais recente artista EGOT
Em seguida, a atriz Viola Davis venceu o prémio de Melhor Audiobook pela autobiografia “Finding Me”. A estrela é agora a mais recente artista EGOT. Foi distinguida com os quatro galardões mais importantes dos Estados Unidos: o prémio de televisão Emmy (conquistado em 2015 com série “Como Defender um Assassino”), um Grammy, um prémio de cinema Óscar (em 2017, por “Vedações”) e, por fim, dois prémios de teatro Tony (por “King Hedley II” em 2001 e por “Vedações” em 2010).
Os principais prémios da indústria musical, já estão nas mãos dos vencedores.
Confira, em seguida, na lista quem levou para casa uma ou várias grafonolas douradas.
Lista dos premiados da 65ª edição dos Grammys:
Álbum do Ano – “Harry’s House”, Harry Styles
Melhor Álbum Pop Vocal – “Harry’s House”, Harry Styles
Melhor Álbum Pop Tradicional – “Higher”, Michael Bublé
Melhor Álbum de Dança/Eletrónica – “Renaissance”, Beyoncé
Gravação do Ano – “About Damn Time”, Lizzo
Canção do Ano – “Just Like That”, Bonnie Raitt
Revelação do Ano – Samara Joy
Produtor do Ano – Jack Antonoff
Melhor Performance Pop a Solo – “Easy on me”, Adele
Melhor Performance Pop em Dueto ou Grupo: “Unholy” – Sam Smith e Kim Petras
Melhor Álbum Rock: “Patient Number 9” – Ozzy Osbourne
Melhor Canção Rock: “Broken Horses” – Brandi Carlile
Melhor Álbum de Música Alternativa – “Wet Leg” – Wet Leg
Melhor Álbum R&B: “Black Radio III” – Robert Glasper
Melhor Canção R&B: “Cuff it” – Beyoncé
Melhor Álbum de Dança/Dletrónica – “Renaissance” – Beyoncé
Melhor Gravação de Dança/Eletrónica – “Break my Soul” – Beyoncé
Melhor Álbum Música Urbana: “Un Verano Sin Ti” – Bad Bunny
Melhor Álbum Rock ou Alternativa Latino: “Motomami” – Rosalía
Melhor Álbum Pop Latino: “Pasieros” – Rubén Blades & Boca Livre
Melhor Álbum Rap – “Mr. Morale & The Big Steppers” – Kendrick Lamar
Melhor Álbum Country – “A beautiful time” – Willie Nelson
Melhor Álbum Jazz Vocal – “Linger Awhile – Samara Joy
Melhor Audiobook com a autobiografia “Finding Me” – Viola Davis
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Grammy Awards 2023 – A lista completa de vencedores.