As curiosidades dos Windsor que Harry expôs. De fato, nem só de escândalos “vive” o livro de memórias de Harry, “Na Sombra”. Há pormenores deliciosos sobre o dia a dia, as rotinas e as vivências dos Windsor que apaixonam os amantes da realeza.

As curiosidades dos Windsor: Gin-tónicos da Rainha-Mãe
Inegavelmente, a avó de Carlos III era uma figura cativante para o Reino Unido e muito amada dentro e fora dos Windsor. Referência materna para o atual rei, viveu com a fama de que parte de sua longevidade se devia ao hábito de beber gin tónico. De tal forma que, o bisneto, Harry, corrobora com isso e até conta um episódio que aconteceu num dia de verão em Balmoral. O duque de Sussex recorda uma refeição familiar que aconteceu no Pavilhão de Caça daquela propriedad,e na Escócia. Aos 101 anos, a rainha-mãe, “pediu um coquetel de martini, e passados alguns momentos alguém lhe trouxe um copo gelado cheio de gin”. Harry aproveitou “a boleia” e decidiu juntar-se a ela e pedir o mesmo, em frente da família, pela primeira vez.
As curiosidades dos Windsor: A rainha Vitória
Harry faz um retrato exaustivo dos verões no Castelo de Balmoral. No primeiro andar da propriedade havia uma estátua da Rainha Vitória “a quem eu sempre fazia uma reverência ao passar e dizia ‘Sua Majestade.’ Era algo que todos tinham que fazer, mas que ele admite que teria feito de qualquer maneira, já que a chamada ‘avó da Europa’ (seus nove filhos e metade de seus netos casados com a realeza ou a nobreza do continente) era uma grande referência para os Windsor” Aliás, os restos mortais da Rainha Vitória e do seu marido, o Príncipe Albert, repousam no cemitério real situado nos Frogmore Gardens, em Windsor, onde se encontra a residência que os Duques de Sussex ainda mantêm no Reino Unido.
As curiosidades dos Windsor: Harry não era um bom aluno
Com efeito, o príncipe Harry fala sem complexos sobre aspetos de sua vida que têm sido mais comentados, como o fato de ter sido um mau aluno. Assim, depois de passar pelo Wetherby College, em Londres, e Ludgrove Boarding School, Harry e William foram para o prestigiado Eton College. Aqui, Harry percebeu claramente que estudar não era para ele. Na primeira aula de francês percebeu que aquilo seria um “purgatório”. Mas não só por causa das aulas exigentes. Vestir o uniforme (sobrecasaca, camisa, colarinho branco engomado, broche, gravata e calça listrada) todas as manhãs era um desafio. Quando acabou o curso em Eton fez os exames de admissão para a universidade, mas decidiu não continuar para o ensino superior. “Não me imaginava vários anos com a cabeça enfiada em livros. E nem o meu tutor, em Eton, que me disse: ‘A universidade não é para ti, Harry’ Com oapoio do pai, o duque de Sussex decidiu ingressar no Exército.
As curiosidades dos Windsor: A herança Saxe-Coburg-Gotha
Embora os Windsor sempre tenham querido distanciar- se da herança alemã Saxe-Coburg-Gotha, existem algumas tradições de Natal que se mantém. È o caso da abertura de presentes na véspera de Natal. Num desses Natais, em Sandringham, Harry recorda que os embrulhos com cartões eram colocados numa mesa coberta por uma toalha branca. Todos abriam ao mesmo tempo. Harry lembraque a tia-avó, a princesa Margarida, lhe deu uma caneta com um peixinho de borracha. Nesa memória, harry recorda que também Margarida era irmã de uma herdeira do trono. Vivia “na Sombra”