Revelados detalhes da vida de Isabel II que, até agora, ninguém conhecia. Quem faz a revelação é o neto, Harry. Claro. Suceden-se as revelações feitas no livro de memórias de Harry. Claro que a vó não foi poupada. Afinal, era a matriarca e um figura incontornável na família Windsor. Não só por ser rainha.
![revelações sobre Isabel II](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2022/09/220908_rainha-isabel-ii-2-2.jpg)
Revelados detalhes da vida de Isabel II: Gan-Gan
Gan- Gan era o nome que carinhosamente Willima e Harry chamavam à bisavó, a rainha mãe. Após a sua morte, Isabel II foi a bisavó que se seguiu. Nesse sentido, os filhos de William, seguiram a tradição, e dirigiam-se a ela também como Gan-Gan. Até Archie e Lilibet, filhos dos duques de Sussex, conhecem a bisavó paterna pelo mesmo diminutivo.
Revelados detalhes da vida de Isabel II: Príncipe Felipe era especialista em grelhados e a rainha em molhos
O duque de Edimburgo, marido de Isabel II, era cheio de talentos e preocupações que iam do mais inteletual ao mais doméstico. Harry conta que era o avô quem fazia os churrascos em Balmoral. De avental e com pinças de cozinha virava os bifes de veado antes de colocar “um bagel de linguiça Cumberland” na grelha. mas não só. A mavó, portanto Isabel II, dedicava-se aos molhos: “A especialidade da avó era molho para salada, e preparava-o numa grande quantidade”.
Revelados detalhes da vida de Isabel II: a importância da Gaita de Foles
Isabel II adorava as tradições. Uma delas era o hábito de ser acordada, e acompanhada ao jantar, pelo som da Gaita de Foles. Nisso era muito parecida com a rainha Vitória, revela Harry. De tal forma que, no funeral, enquanto o caixão de Isabel II baixava lentamente em direção à abóbada real ouviram-se os sons das Gaitas de Foles.
Revelados detalhes da vida de Isabel II: o Jubileu de ouro
Inegavelmente, uma das passagens que faz o leitor sorrir é quando Harry fala sobre o Jubileu de Ouro da avó. Aos 76 anos, a Rainha assistiu ao concerto comemorativo dos seus 50 anos de reinado nos jardins do Palácio de Buckingham. No palco estiveram Paul McCartney ou Brian May, entre outros. Desse dia, Harry recorda-se de se sentar atrás da avó e vê-la bater o pé e balançar ao som da música. POr outro lado, Harry começou a sentir-se cansado e com dores de cabeça por causa do volume da música. “A avó, porém, não apresentava nenhum sinal de cansaço.Pelo contrário. Estava bastante fresca e continuou a bater o pé e balançando.” Inclinando-se para observá-la melhor, Harry viu algo nos ouvidos da rainha: tampões amarelos!
Revelados detalhes da vida de Isabel II: quando Meghan conheceu a rainha
Sem dúvida queHarry não esquece o dia em que Meghan conheceu a sua avó. Era outubro de 2016 e estavam no Royal Lodge em Windsor, quando Isabel II apareceu de surpresa. O duque de Sussex avisou Meghan para ela fazer uma vénia quando visse a rainha. Meghna pediu ajuda a Sarah Ferguson que a ensinou a fazer o cumprimento da melhor forma. “Quando se dirigir a ela pela primeira vez, trate-a por ‘Vossa Majestade’. A partir daí ela é só uma dama (…) Faça o que fizer, não falae por cima dela”. Resultado. Naquele dia, começaram a conversar e só pararam 20 minutos depois quando a rainha teve que ir embora.