
Saiba quem são os mais bem pagos de 2022, segundo o famoso ranking elaborado pela revista Forbes.
O top dos dez artistas mais bem pagos do ano passado é liderado pelas estrelas do rock da banda Génesis e por Sting, seguidos por uma única mulher: Taylor Swift.
A cantora é uma das artistas mais poderosas do mundo, segundo a revista de negócios.
Swift aparece em 9º lugar na lista, com 92 milhões de dólares (86 milhões de euros) de receitas. A maior parte é proveniente das músicas lançadas por ela nos últimos anos. O catálogo da cantora, de 33 anos, representa cerca de 70% de seu salário, incluindo também os lucros de streaming e vendas de álbuns.
Esta é a 6ª vez que Taylor Swift se encontra entre os artistas mais bem pagos. Em 2019, liderou mesmo o ranking.
Porém, 2023 parece promete ser ainda mais lucrativo para a cantora, que estará em digressão pelos Estados Unidos.
Após lançar o décimo álbum, ‘Midnights’, em outubro, Swift tornou-se a primeira artista da história a figurar nos dez primeiros lugares na lista de músicas da Billboard Hot 100.
Os líderes do ranking

Mas quem vem mesmo à frente na lista elaborada pela Forbes são as estrelas de rock bem mais velhas.
Os Rolling Stones arrecadaram 98 milhões de dólares (91 milhões de euros) com os seus sucessos e comemoraram os 60 anos juntos na digressão.
Os Genesis e Sting saíram-se ainda melhor. Ambos venderam os seus catálogos musicais por 300 milhões de dólares (280 milhões de euros), provando que passam por várias gerações e não saem de moda.
No mundo do cinema
No entretenimento, 34 anos depois de ‘Os Simpsons’ irem para ao ar, dois dos criadores estrearam-se no 5º lugar, graças a um acordo de streaming. A série migrou para o Disney + e colocou 105 milhões de dólares (98 milhões de euros) nos seus bolsos anualmente.
O realizador James Cameron também voltou ao Top 10, depois de 12 anos afastado, com a sequela de ‘Avatar’. Ainda nos cinemas, arrecadou mais de 2,1 bilhões de dólares (1, 9 mil milhões de euros) até agora e desde o seu lançamento, em dezembro.

Em contrapartida, os atores tiveram uma vida mais difícil em 2022. Os únicos na lista são Tyler Perry e Brad Pitt, que ganharam a maior parte de fortuna fora da grande tela.
Pitt vendeu uma participação maioritária da sua produtora Plan B ao conglomerado de media europeu Mediawan, num acordo que avaliou o negócio em 300 milhões de dólares (280 milhões de euros). Os seus papéis representaram um terço estimado dos seus rendimentos.
O único recém-chegado à lista é o rapper porto-riquenho Bad Bunny, que vendeu 400 milhões de dólares (274 milhões de euros) em ingressos para suas duas digressões.
