Pedro Abrunhosa é reconhecido com a Medalha de Honra da Cidade do Porto de 2023.
O dia 9 de julho, dia do desembarque das forças de D. Pedro, é assinalado desde o início do mandato de Rui Moreira, com a cerimónia de entrega das Medalhas da Cidade aos cidadãos ou instituições que são notadas pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos.
No passado, figuras reconhecidas das áreas cultural, académica e científica como Eugénio de Andrade, Edgar Cardoso, Maria Helena Vieira da Silva, Belmiro de Azevedo, Eduardo Souto de Moura, Vasco Graça Moura ou Rui Veloso, foram, igualmente, agraciados com a Medalha de Honra da Cidade.
Este ano, a Medalha de Honra da Cidade é atribuída ao autor e músico
Este ano, a Medalha de Honra da Cidade é atribuída ao autor e músico portuense. Tudo graças à sua profunda ligação pessoal e profissional que o une à sua cidade natal. Recorde que em 1982 fundou a Escola de Jazz do Porto bem como a primeira Big Band da cidade, a Cool Jazz Orchestra. Em seguida, a Máquina do Som e dos Bandemónio, tendo, mais recentemente, criado os Boom Studios e os Comité Caviar. Na sua já extensa discografia sempre escreve e interpreta o Porto.
A cerimónia pública de celebração para a entrega da Medalha acontece no dia 9 de Julho, pelas 18h00, na Casa do Roseiral. Pedro Abrunhosa recebe Medalha de Honra no Porto.
A saber que Pedro Abrunhosa recebe a Medalha de Honra da Cidade do Porto poucos dias depois de ter sido recebido pelo Papa no Vaticano.
O Papa Francisco recebeu sete artistas nacionais na Capela Sistina, no Vaticano. O encontro reuniu centenas de autores de todo o mundo. Pedro Abrunhosa, Joana Vasconcelos, Vhils, Rui Chafes, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares e, por fim, Marta Braga Rodrigues são os nomes portugueses convidados.
A saber que este encontro marca o 50º aniversário da inauguração da Coleção de Arte Moderna e Contemporânea dos Museus do Vaticano. Como tal, o Papa Franscico convidou muitos nomes das artes, além dos nossos artistas nacionais. Aliás, neste grupo estavam outros nomes conhecidos, como o cantor brasileiro Caetano Veloso ou o pianista italiano Ludovico Einaudi.