Marcelo Rebelo de Sousa recebeu a Seleção Nacional de Futebol Feminino no Palácio de Belém. Desse modo, o presidente da República Portuguesa felicitou as Navegadores pelo desempenho no Mundial de Futebol. De fato, elogiou tanto as jogadoras como a equipa ténica. Contudo, admitiu que preferia viver este momento “mais tarde”, num desejo de que a equipa tivesse chegado mais longe na competição.
No discurso, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a seleção. “Fizeram tudo para tornar o impossível possível. Jogaram melhor do que a Holanda, melhor que o Vietname e melhor que os EUA. A vossa qualidade foi superior”, salientou.
Por fim um agradecimento em nome de toda a população nacional. “Muito obrigado em nome de milhões de portugueses, mas sobretudo em nome de milhões de portuguesas. Tudo o que fizeram por todas as portuguesas não tem preço. Sentiram o orgulho do papel da mulher no futebol e na sociedade portuguesa. Quem lhes deu esse sentido de orgulho? Vocês”.
Dolores Silva, capitã da seleção, também discursou. “Fica, acima de tudo, o que demonstrámos a cada minuto dentro de campo. Todos os portugueses são essenciais. Todos eles, hoje, olham para nós de forma mais respeitosa, com maior dignidade e crença de que o futebol feminino é capaz de grandes feitos”.
Recorde-se que a seleção portuguesa terminou a participação no Mundial feminino após o empate a zero bolas contra os EUA. Antes venceu no jogo contra o Vietname e perdeu contra a Holanda. Desse modo, não passou da fase de grupos.
Em seguida, veja ainda a receção de Marcelo Rebelo de Sousa ao Papa Fracisco em Lisboa.