De acordo com o program “TVI Em Cima da Hora”, o filho de Ágata está em isolamento na prisão de Faro desde domingo. Marco Caneira “fica numa cela e apenas tem contacto com os guardas prisionais”. Isso porque, de acordo com o programa, o “código de honra nas prisões” é muito violento com criminosos condenados por crimes sexuais.
O período de adaptação na prisão de Faro é de cerca de duas semanas, período em que o preso não tem contacto com outros detentos. Contudo, de acordo com o programa da TVI, “é possível que Marco Caneira seja transferido para outro estabelecimento prisional”. “O destino será a Prisão da Carregueira ou o Hospital Prisão de Caxias”, diz o jornalista Miguel Fernandes, sobre o encaminhamento do filho de Ágata.
O filho de Ágata foi detido no domingo, 22 de setembro, depois de a GNR receber um alerta de que havia um homem a assediar duas menores. Marco Caneira tinha um mandado de detenção pela violação de uma jovem de 2014. O crime aconteceu em 2016 e Marco Caneira foi condenado em 2018. O filho mais velho da cantora Ágata foi condenado pelo Tribunal de Ponta Delgada, nos Açores, a uma pena de seis anos e meios de prisão por violação agravada de menor. O julgamento decorreu à porta fechada.
O crime remonta a 18 de setembro de 2016 e que terá acontecido nas instalações da freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, na Povoação, enquanto decorreia uma festa popular. A menor teria 14 anos. Além deste crime, Marco de Sousa Caneira respondeu ainda por crimes de pornografia de menores e importunação sexual, uma vez que teria enviado fotografias suas em que surgia nu a outra menor.