Os fãs, amigos e admiradores de Marco Paulo já estão a entrar, aos poucos, na capela onde decorre o velório do artista, na Basílica da Estrela, em Lisboa. Recorde-se que a família do cantor convidou o público a participar desta despedida, conforme o desejo do próprio.
Como a equipa do Holofote.pt pode testemunhar, são muitas mulheres e homens presentes no local a homenagear o artista. Com lágrimas nos olhos, os fãs de Marco Paulo vestem T-shirts com o rosto do cantor e trazem flores para este momento de despedida. O ambiente é de consternação.
No lado de fora a fila para entrar na capela cresce, com grupos de fãs a cantar canções como “Maravilhoso Coração”. Além dos muitos fãs, também figuras públicas chegam ao local para a última despedida ao artista. É o caso da cantora Wanda Stuart, a cantora Luciana Abreu, ou do Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.
Devastada, Cinha Jardim desabafa: “Está a ser muito difícil. Perdi um amigo”. Quem também esteve no local foi Marcelo Rebelo de Sousa. À saída da Basílica da Estrela, falou rapidamente com os jornalistas. “Era um grande cantor, que tinha uma voz única, mas acima de tudo um grande coração”, afirmou o Presidente da República. “Vim despedir como amigo e presidente dos portugueses e dar um abraço à família”, concluiu.
Família convida o público para a despedida
“Marco Paulo dedicou toda a sua vida ao público, o principal responsável pelo seu enorme sucesso. Juntos estiveram de mãos dadas ao longo de 58 anos de carreira”, começa por dizer o comunicado emitido por aqueles que eram mais próximos do cantor. “Seguindo a sua vontade, a família quer dar a possibilidade ao público de se despedir do artista”, justifica, então, o texto.
Na sequência são dados os detalhes das cerimónias fúnebres de Marco Paulo. O corpo do cantor estará em câmara ardente entre as 16h00 e as 22h00 e as 9h00 e 12h00 de sábado. Já o funeral terá início às 14h30 de sábado, dia 26, com missa de corpo presente. O corpo segue em cortejo fúnebre para o cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
O comunicado termina de forma emotiva. “Juntos cumpriremos a vontade do nosso querido Marco: ‘Quanto mais vocês cantarem, mais eu vos ouço lá em cima’”.