
Durante séculos envolta em mitos, a masturbação é, afinal, saudável e aprazível para quem a pratica. Através dela, as mulheres podem explorar o seu corpo e descobrir o que lhes dá prazer. Há pessoas que pensam que, pelo facto de serem casadas ou comprometidas, não necessitam de se masturbar. Outras, ao fazê-lo, têm receio de que o companheiro fique ofendido, por pensar que não dá o prazer suficiente. Contudo, a masturbação é uma prática normal e não deve ser motivo de ciúmes ou vergonha. Aliás, esta modalidade pode até melhorar a vida sexual entre os casais. As mulheres podem ainda utilizar a estimulação manual, ou com vibrador, do clítoris, enquanto são penetradas, para um orgasmo mais intenso.
Vários métodos para se satisfazer sozinha:
Chuveiro
Certifique-se de que a água está a uma boa temperatura. Pode optar por se masturbar durante o banho de imersão. Deite-se, tranquilamente, na banheira e, à medida que vai sendo coberta pela água, dirija o jato do chuveiro na direção do clítoris.
O clássico
Utilize os dedos para estimular o clítoris. Coloque o clítoris entre o indicador e o polegar e faça massagens, com maior ou menor intensidade, consoante as sensações.
O rápido
Se quer chegar mais depressa ao orgasmo, utilize o dedo indicador e o do meio e faça movimentos de vaivém sobre o clítoris. Aumente ou diminua a intensidade, consoante o que vai sentido. Quando estiver quase a atingir o clímax, pode parar, descansar um pouco e recomeçar, para aumentar a excitação. Use um gel lubrificante, para uma sensação mais intensa.
Pancadinhas deliciosas
Há mulheres que adoram esta técnica: puxe os grandes lábios para o lado e, com o clítoris exposto, vá dando ligeiras pancadinhas com a ponta do dedo indicador. À medida que se for sentido mais excitada, pode começar com movimentos ascendentes e descendentes.
Combinado
Este é dos métodos mais excitantes para a mulher. Com os dedos estimule o clítoris como mais lhe agradar. Ao mesmo tempo, introduza dois ou três dedos da outra mão na vagina, simulando a penetração.
Almofada
Se tiver uma almofada alta, descubra os prazeres do orgasmo, roçando-se na mesma. Mas tenha o cuidado de esfregar o clítoris com um lubrificante, para não se magoar com o atrito do tecido.
Vibrador
Os vibradores podem ser os melhores amigos da mulher ou até do casal. Use-o para massajar o clítoris, penetrar a vagina ou passe-o pela parte interna das coxas e seios. A intensidade da vibração pode ser controlada por si. Lave bem o acessório com água morna e um detergente neutro, no final. Também pode cobri-lo com um preservativo. Pode usar o vibrador para se mastur-bar sozinha, ou durante a relação sexual, para estimular o clítoris enquanto é penetrada pelo seu companheiro.