
Acho que o meu gato engoliu qualquer coisa. Ele está sempre a tossir, deita bolas de pelo mas não sossega. Parece que quer expulsar qualquer coisa e não consegue. O que me aconselha? Natália, Oeiras
Olá, Natália, se realmente suspeita que o seu gato ingeriu um corpo estranho, o melhor é dirigir-se a um CAMV (centro de atendimento médico veterinário, nos quais se englobam os consultórios, clínicas e hospitais), onde poderá realizar exames complementares de diagnóstico (raios X, ecografia, endoscopia) para se tentar perceber a existência (ou não) de corpo estranho, a sua localização e o melhor método de extração.
No entanto, pelo que descreve, parece-me só ingestão de pelo. Como sabe, os gatos passam algum tempo diário a realizar a sua higiene pessoal, ingerindo muito pelo que irá formar rolhões no estômago e que na sua passagem pela orofaringe provoca tosse. Muitas vezes, eliminam-nos através do vómito. Esta situação surge com maior frequência em gatos de pelo comprido, na altura da muda de pelagem e em animais sujeitos a stresse que sofrem de um distúrbio designado por overgrooming (excesso de higiene). Esta situação de vómito frequente não é aconselhada, sob o risco de o animal desenvolver uma gastrite. Pode também ocorrer obstrução gástrica.
Existem produtos no mercado, pastas à base de malte (à venda em lojas especializadas), que pode administrar oralmente ao seu gato e que vão resolver a situação. Os pelos aderem ao malte e são eliminados nas fezes. O que pode fazer então? Administrar esta pasta dois ou três dias seguidos e depois fazer uma manutenção de duas a três vezes por semana, durante toda a vida do animal. Se ele não melhorar, então pondere fazer os exames já mencionados. As melhoras!