Há duas semanas que ando cheia de dores no pescoço. Pensei que fosse só um mau jeito, mas tem vindo a piorar e agora mal consigo virar ou baixar a cabeça. O que me aconselha? Helena, Porto
As causas mais comuns das dores de pescoço costumam ser contraturas musculares por exposição a correntes de ar frio, más posturas a dormir ou bloqueios articulares das vértebras. Podem também ser provocadas por artroses nas articulações das vértebras do pescoço, desvios da coluna vertebral ou compressão das raízes dos nervos que emergem da coluna cervical.
No entanto, se as dores e rigidez do pescoço forem também acompanhadas de dores de cabeça, febre ou náuseas, poderá eventualmente ser sinal de meningite, que exige avaliação médica urgente. No caso das simples contraturas musculares, os tratamentos de manipulação por fisiatras ou por osteopatas podem dar alívio imediato. Dependendo do diagnóstico, poderá ainda ser aconselhável a aplicação de anti-inflamatórios, bálsamos, massagens, manipulação passiva e aplicações de calor (saco de água quente ou de areia aquecida).