Sente uma vontade inexplicável de ir à casa de banho, mas quando lá chega sai apenas um pouquinho de chichi e, ainda por cima, arde tanto? Será que é infeção urinária? Não descure os sinais e mantenha-se informada sobre o que é ou não verdade na análise do problema.
Cuidado!
Ter três ou mais infeções urinárias num período de 12 meses requer atenção redobrada. Essa forma recorrente da doença pode ter várias causas: desde hidratação inadequada a problemas de funcionamento da bexiga. Procure o médico!
É mais comum nas mulheres do que nos homens?
VERDADE
Por causa da anatomia feminina, uma vez que a uretra da mulher é mais curta e isso facilita o acesso das bactérias à bexiga. Ainda assim, os homens não estão livres de sofrerem desse mal-estar.
Está relacionada com a higiene íntima?
VERDADE
As infeções podem ser causadas por uma série de fatores, incluindo esse. Mas, ao contrário do que pode pensar, o problema não se prende só com a falta de higiene. O cuidado excessivo também pode ser responsável pelo surgimento de infeções. Usar sabonete íntimo, em pequena quantidade, uma vez por dia, é o ideal de acordo com os entendidos. Isto porque se a limpeza for feita muitas vezes pode destruir a flora vaginal e prejudicar as defesas naturais, facilitando o aparecimento da doença
Tem a ver com as relações sexuais?
VERDADE
Apesar de não ser uma doença sexualmente transmissível, o sexo pode favorecer o aparecimento de infeções, uma vez que durante a atividade sexual entramos em contacto com as bactérias que vivem no organismo do outro, às quais o nosso organismo pode não estar habituado. Esse fator, associado à baixa imunidade aumenta o risco de infeção. Além disso, o atrito do pénis pode facilitar a entrada de bactérias na bexiga feminina.
Fazer chichi depois do sexo ajuda a evitar o problema?
NÃO CUSTA TENTAR
Não há estudos científicos que comprovem a eficácia desse hábito, mas, o senso comum indica que urinar logo depois das relações sexuais ajuda na eliminação de bactérias que podem ser nocivas ao organismo.
Segurar a urina pode causar infeção?
VERDADE
Então, para prevenir, é importante ir ao WC sempre que a vontade se fizer sentir e, simultaneamente, manter o corpo bem hidratado.
Este é um problema só de adultos?
MITO
A infeção pode ocorrer também nos mais novos, principalmente se estiverem com o sistema imunológico mais baixo ou se não tiverem uma higiene adequada. É importante que ensine os mais novos, por exemplo, que depois de defecar, a limpeza deve ser feita da frente para trás para evitar o contacto com bactérias.
Antes de tratar é preciso fazer um exame de urina?
MITO
O diagnóstico pode ser realizado por um médico, no consultório, após conversa e observação da paciente.
O consumo de arando ajuda a prevenir o aparecimento de infeções urinárias?
VERDADE
Seja em sumo, cápsulas ou através da própria fruta. Os efeitos prendem-se com uma substância existente nesta espécie chamada de proantocianidina. No entanto, existe uma dosagem necessária para que surta efeito. Fale com o seu médico.
Se não for tratada, a infeção pode subir para os rins?
VERDADE
O mesmo acontece se o tratamento não for o mais indicado. Por isso, o mais importante é seguir à risca as indicações de um profissional de saúde quanto ao consumo de antibióticos. Nunca se automedique! E atenção: mesmo que os sintomas tenham desaparecido, tome os medicamentos até ao final. Caso contrário, a bactéria pode tornar-se resistente àquela substância.
Mitos e verdades sobre a infeção urinária
Segurar o chichi pode causar o problema? As relações sexuais e a higiene íntima têm influência? Saiba no que acreditar para não correr riscos!