
Quantos filhos acabam por espelhar os medos, gostos e vontades dos pais sem se aperceberem que, se estivessem conscientes, provavelmente optariam por algo completamente diferente?!
Pois é, quantos de nós se questionam sobre determinadas formas de ação, de comunicação, de relacionamento, que, na verdade, são cópia reproduzida daquilo com que estamos familiarizados?
Poucos… e sabe porquê?
Porque fomos habituados a simplesmente agirmos em modo automático, a vivermos de forma rápida sem espírito curioso e crítico! É importante e urgente que desenvolvamos estas capacidades para que consigamos ser cada vez mais e melhor quem nós realmente somos… dando voz à nossa alma.
É preciso ter muita coragem para assumir e querer ser e fazer diferente. É preciso muita dedicação para que todos os padrões se modifiquem. É preciso muita humildade e empatia para perceber que cada um nós fez e faz o que melhor sabe a cada instante. E se não foi diferente é porque naquele momento tinha de ser assim porque cada um fez o melhor que sabia… Repito! E sabe? Isto é válido para tudo.
Então o convite é: o que quer e deve limpar que vem de trás? Agora que está consciente das ações que tem de modo automático, o que pretende modificar?