Felipe VI de Espanha faz 55 anos. O rei dos espanhóis, no trono há oito anos, nasceu no dia 30 de janeiro de 1968. O terceiro filho dos reis Juan Carlos e Sofia entrou no mundo por Madrid, mas a posição que ocupa, primeiro como herdeiro do trono e dpeois como rei, levou-o a paragens distantes e distintas,

Da clínica Nuestra Señora de Loreto, na capital espanhola, à universidade no Canada e nos Estados Unidos, Felipe viveu cinco décadas e meia em pleno. Fala fluentemente castelhano, catalão e inglês e comunica bastante bem noutras quantas línguas, como o francês e o português. O desporto é a sua grande paixão. É jogador de futebol amador e chegou a fazer parte do contingente espanhol nos Jogos olímpicos de Barcelona, em 1992, com a equipa de vela. Nesse ano Felipe foi, inevitavelmnete, o porta-bandeira da Espanha na cerimônia de abertura dos jogos.
Felipe VI de Espanha faz 55 anos
Surpreendentemente, Felipe é piloto de helicoóptero. Mas onde este rei de olhos zuis mais se destaca é na personalidade. Sabe muito bem o lugar que ocupa no país e no mundo e, por isso sempre lutou por fazer valer a sua opinião e vontade. NO campo pessaol não é diferente. Namorou durante anos com Eva Sanum, mas foi a jornalista e pivot do jornal principal da TVE que lhe roubou o coração: Letiza Ortiz. Conheceram-se através de amigos comuns e nunca mais se largaram. Plebeia, divorciada e com fortes convicções, Letizia não foi a escolha que a Casa Real espanhola “sonhou” para o futuro rei. Mas foi quem Felipe escolheu e bateu o pé.
O casamento realizou-se de dssa união nasceram duas meninas: Sofia, de 15, e Leonor, 17, a futura rainha,
Felipe é a imagem dos reis modernos. Olho muito azul, semblante sério mas de sorriso fácil, Felipe surge como um dos monarcas mais carismáticos da atualidade. Embora mais reservado do que o pai, o novo rei sofreu durante muito tempo a comparação com Juan Carlos, numa Espanha onde muitos se declaravam mais “juancarlistas” do que monárquicos.
Felipe VI de Espanha faz 55 anos
Os problemas de saúde de Juan Carlos, a polémica viagem em abril de 2012 para caçar elefantes no Botswana e a investigação por corrupção contra a filha mais nova, Cristina, e o marido , Iñaki Urdangarin, derrubaram a popularidade do então rei.
Com quase dois metros de altura, o elegante Felipe esforça-se para passar uma imagem de proximidade e modernidade.
Assine, em seguida, a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!