No regresso ao trabalho, Camilla quebra o silêncio e fala da saúde do rei e do seu estado de espírito:
“Ele está muito bem, dadas as circunstâncias”, revelou a rainha durante a cerimónia que homenageou o trabalho de três instituições de caridade, num recital musical, na Catedral de Salisbury.
A rainha aproveitou ainda a ocasião para agradecer as milhares de manifestações de apoio e carinho que têm recebido desde que o Palácio de Buckingham revelou que Carlos III está a lutar contra um cancro: “Estamos muito tocados por todas as cartas e mensagens”, reconheceu Camilla.
De reconhecer também a forma tranquila como a mulher do rei tem esatdo a lidar com esta fase menos boa da família real. Depois da operação surpresa de Kate, que continua envolta em enorme secretismo, a notícia de cancro do rei abalou fortemente a família e o Reino Unido. Alguns meios de comunicação avançaram mesmo com a hipótese de Carlos III poder abdicar do trono em breve a favor do príncipe William, que também já retomou a sua agenda.
Recorde-se que aquando da cirurgia abdominal da princesa de Gales, a 16 de janeiro, William suspendeu a agenda para acompanhar a mulher e os filhos de ambos, os príncipes George, de 10 anos, Charlotte, e 8, e Louis, de 5.
Para já, Carlos III vai manter o seu trabalho mas apenas de escritório, em Sandrigham, o seu refúgio no campo, no condado de Norfolk, ou em Clarence House, em Londres, sempre que tiver de se deslocar à caital inglesa para fazer tratamentos.