É o Palácio de Buckingham que avança, em comunicado na sua página de Instagram, que o soberano britânico tem cancro, mas já está a receber tratamento
Embora o comunicado não avance com qualquer informação sobre o tipo de cancro, dá conta de que Carlos de Inglaterra está já a ser tratado.
Ainda assim, o palácio real informa que este cancro não está relacionado com o recente intervenção cirúrgica a que o rei se submeteu. Portanto, o problema da próstata é benigno.
Informa ainda o Palácio de Buckingham que se trata de “uma questão separada “, observada “durante o tratamento da próstata no mês passado.
No entanto, foi na sequência dessa intervenção, que o corpo clínico da London Clinic detetou o cancro. Ou seja, “testes de diagnóstico identificaram uma forma de cancro”, explica o palácio. E, portanto, isto levou a que Carlos III tenha começado os tratamentos de imediato.
Como, aliás, refere o comunicado, “(o tei) iniciou hoje um programa de tratamentos regulares”. E mais adianta. A saber: “(o soberano) foi aconselhado pelos médicos a adiar as suas atividades públicas”.
Diagnóstico de cancro impede que rei cumpra agenda pública
Significa isto que, durante algum tempo, o rei de Inglaterra estará afastado da vida pública.
Ainda assim, vai continuar a trabalhar. Leia-se o que informa o comunicado: “Durante este período, Sua Majestade continuará a tratar dos assuntos do Estado e da papelada oficial como habitualmente”.
Por fim, o palácio real avança que Carlos III “permanece totalmente positivo em relação ao seu tratamento e espera regressar às suas funções públicas o mais rapidamente possível”.
Como poderá ver pela imagem em baixo, não consta qualquer pormenor relativamente a prognósticos ou à fase do cancro.
Contudo, os internautas reagiram à notícia. E, em menos de uma hora, contámos perto de 300 mil gostos. Relativamente a comentários, a maioria são elogiosos, desejando as melhoras rápidas do rei.
No entanto, também há já quem se dirija ao príncipe William para se ir preparando. Para quê? Porque, para alguns internautas, William poderá subir ao trono mais cedo do que o previsto.
De referir que Carlos III completou 75 anos em novembro de 2023.
Até às recentes notícias, o rei nunca mostrou quaisquer sinais de doenças. No entanto, conforme refere o comunicado agora emitido, o anuncio evita especulações. O mesmo que dizer fake news!