
Fortalecida pelo amor que sente por Gonçalo, santinha recusa atender as devotas que a procuram e responde à avó
Depois de se recusar a curar uma devota, Aurora discute com a avó e confirma que é apaixonada por Gonçalo e que até já se beijaram. Mais tarde, Jacinta pede a Brigita para a neta ficar um pouco na sua casa, enquanto ele vai resolver uns problemas. Quando regressa, Jacinta fica espantada ao encontrar a neta a ver televisão. Furiosa a beata começa a discutir com a jovem. Pela primeira vez, e incentivada pelo acue sente por Gonçalo, Santinha responde á avó, diante de Brigita e tudo. A rapariga diz que é capaz de tomar as suas próprias decisões. Jacinta agarra-lhe pelo braço e sai de casa da amiga. Já na rua encontram Helena. Incomodada com a presença da sua rival, Aurora segue para casa sozinha, enquanto Jacinta fica à conversa com a vilã. Esta rapidamente convence a beata que precisa da sua ajuda para afastar santinha de Gonçalo de vez. Enganada pela espanhola, Jacinta leva Helena para sua casa. A filha de Violante consegue o seu objetivo: chegar até á rival. Fingindo querer ajudar, Helena convence Aurora que Gonçalo a usou e humilhou e a deixou grávida e que por isso ela acabou por perder o filho.. Santinha que começou por nem querer ouvir a vilã, acaba por ficar atordoada, nervosa e confusa. Nessa noite, a jovem em sonho, debate-se consigo própria sobre o que é melhor para si: a sua missão enquanto santa ou Gonçalo.
Dora revolta-se contra Sara
Brígida conta a neta o que se passou entre a mãe e o pai. Dora fica em lágrimas e vai abraçar o pai, enquanto Brígida, fica a observar, com o sentimento de dever cumprido. Dora, sempre incentivada pela avó, que não para de a picar contra a mãe, diz que não vai perdoar Sara pelo que fez ao pai.
Sara é humilhada
Ao chegar a casa, Sara encontra Renato sentado no sofá e voltam a discutir. A rapariga fica desesperada ao saber que o marido contou à filha o que tinha acontecido à catorze anos atrás. Sara faz o jantar para a sogra e para o marido, mas Renato não a deixa sentar-se a mesa com eles. Humilhada, pega nas suas coisas e vai comer para a cozinha mas as discussões continuam! Sara vai até quarto buscar um casaco, mas não sai sem que antes Renato diga que não a quer ali enquanto ele lá estiver. A doméstica responde que estava na esperança de poder voltar a dormir com ele, mas o marido diz lhe que só a quer lá para ir buscar as suas roupas.
Hortense engana pretendente de Graça
No bar Viúva Branca, Hortense está senta a mesa com Joaquim Da Garça. O homem lamenta-se pelo que aconteceu ela pede desculpa por o ter induzido em erro. Joaquim quer se desculpar com Graça e pede ajuda a Hortense. Esta prontifica-se, dizendo-lhe que deve enviar a mãe um ramo das suas flores preferidas, Jarros. Joaquim Da Garça fica animado e Hortense disfarça um sorriso matreiro, pois na verdade a sua mãe é alérgica a essas flores.
Graça vinga-se da filha
Com o objetivo de castigar a filha, Graça contrata um ator profissional através de uma agência. Trata-se de Vitorino (Rui Luís Brás) para seduzir a filha. O artista apresenta-se como Zé Lúcio e, para além de ser dono de um pequeno cão, tal como Hortense, têm muitas outras coisas em comum. A viúva Branca fica encantada com o novo amigo, mas nem sonha que é uma artimanha da sua mãe.
Renato finge que teve um acidente
Violante conta a Sara que Renato vai trabalhar como jardineiro em sua casa, e que hoje já a esteve a ajudar com as mudanças. A espanhola, mostra-se preocupada com a empregada e com o facto de ela ir trabalhar junto do marido. Logo no primeiro dia de trabalho, Renato finge ter-se aleijado no jardim e por isso pede uma indemnização por acidente de trabalho à irmã. Violante fica furiosa, e nega a indemnização ao irmão e diz até que este fez tudo de propósito.
Daniel irrita-se com Violante
No estacionamento do campo de Golfe, Violante está a abraçar Miguel, quando nesse momento se aproxima um carro.É Daniel. A espanhola desfaz o abraço e o sorriso, enquanto o rapaz se apercebe de que algo não está bem. Ao sair do carro Daniel bate com os olhos em Violante, e fica estarrecido. Já ela lança-lhe um olhar frio. Os dois entram numa conversa acesa e acabam por trocar mutuas provocações e ameaças. Daniel fica perturbado, enquanto Violante se regozija com o seu efeito em Daniel.
Não perca
Jacinta consegue ficar com umas fotos do padre a dançar no bar com Evangelina e faz chantagem com o pároco dizendo que se ele não apoiar Santinha entrega as fotos ao bispo.