Na festa que dá na herdade para anunciar a aliança com Rogério, Joana Rita é surpreendida pelo marido. Mas Alípio só lhe traz problemas e acaba por lhe bater
Já toda a gente está reunida na Tamargueira para ouvir o anúncio que Joana Rita vai fazer. Mas no momento em que ela se prepara para comunicar a aliança da “frente unida”, Matias avista o pai, no exterior da casa. Alípio entra de surpresa, deixando todos estupefactos, especialmente Joana Rita. O homem que todos julgavam morto explica que esteve preso e que, por vergonha dos filhos, pediu à mulher para mentir a todos, dizendo que tinha morrido. De seguida, agarra em Joana Rita para dançarem juntos e pede aos convidados que deixem a família sozinha, pois tem muito para conversar. Mais tarde, Alípio “retira a máscara” e, a sós com Joana Rita, pergunta-lhe se foi com as joias do visconde que comprou a herdade. Depois, vingativo, acusa-a de o ter traído com Geraldo e planeado tudo para ficar com o dinheiro e o meter na prisão. Ela expulsa-o de casa e nega tudo, à exceção de ter sido amante do visconde. Alípio, furioso, dá-lhe uma bofetada. Na manhã seguinte, contudo, quando Joana Rita se prepara para explicar o caso das joias e mostrar aos filhos o cofre que enterrou há anos, Alípio volta a surpreender com um ramo de flores na mão. Joana Rita fica ainda mais constrangida quando abre o cofre… que está vazio.
Libório morre envenenado
O marido de Felicidade está na cama quando começa a contorcer-se com dores, chamando pela mulher. Ao vê-lo desesperado, Felicidade pede auxílio a Rogério, mas o homem não resiste e acaba por morrer. O mistério adensa-se quando o resultado da autópsia indica que a causa da morte foi envenenamento. Brigite interroga a família, e Felicidade diz-lhe que Joana Rita foi visitar o falecido marido e lhe levou uns biscoitos. A inspetora fica desconfiada.
Hermano desconfia de Avelina
O irmão de Joana Rita ouve Avelina dizer no funeral de Libório que aquele já pagou por tudo o que fez e que agora chegou a vez dela. Desconfiado, vai falar com ela. Avelina, no entanto, cala-se e não abre o jogo. Hermano, desconfiado, persegue-a, quando ela se afasta na mota em direção à cova onde estão Geraldo e Concha. Ao aperceber-se da presença dele, Avelina despista-o, mas, decidida a pagar pelos seus erros, planeia entregar-se à polícia.
Carolina conta tudo a Vera
Para evitar que Gabriel volte à clínica psiquiátrica, Carolina regressa a vila do Anjo com o noivo. Vera vai ter com ela e pede-lhe que regresse. Carolina recusa, mas a mulher de Rui insiste. Não aguentando a pressão, a rapariga acaba por explicar que antes de trabalhar com as crianças, esteve no Curral, e que não pode voltar para aquela casa pois teve um caso com Rui. Vera, desfeita em lágrimas, tenta bater-lhe e, enojada, expulsa o marido quando este chega a casa.
Simone teme ser descoberta
A relação com Basílio corre de vento em popa, e este sugere até que Simone faça dele o “pai” de Lara. Ao ver que o dono da pensão está mesmo empenhado na relação, Simone teme que Brigite, que entretanto voltou à vila, descubra que foi ela quem fez a falsa denúncia aos chefes da polícia. Entretanto, Brigite já sabe de tudo, mas finge desconhecer a verdade.
Rogério quer metade da Tamargueira
Cansado de ter sido sempre tratado como o bastardo da família, Rogério decide aliar-se a Joana Rita que, em troca do seu apoio na “frente unida” para vencer Geraldo, lhe promete metade da herdade. Mas na noite em que o anúncio vai ser feito, Alípio acaba com a surpresa. Desesperado, Rogério tem de ouvir Madalena acusá-lo de ser sempre um “desgraçado”.
Não perca!
Maria Clara fala com Pepito a sós e percebe que o cantor só gosta de Violeta pelo seu corpo, percebendo que ele é apenas um “engatatão”