Quando Felicidade desvenda ao povo que o filho de Maria Francisca é do médico, as mulheres da vila enfurecem-se e atiram-no da janela da Câmara
O médico está no gabinete da Câmara com Rosa quando Felicidade entra furiosa com um grupo de mulheres. A viúva de Libório diz-lhe que ele não merece aquele lugar pois não tem moral nenhuma. Rogério tenta calá-la, dizendo que não se vai recandidatar, mas Felicidade continua e afirma às mulheres que a acompanham que foi Rogério quem engravidou Maria Francisca. Não satisfeita, a filha de Avelina continua as mentiras, dizendo que Libório lhe confessou no leito da morte que Rogério lhe deu dinheiro para que ele se calasse e procurasse um marido para a filha. As mulheres ficam indignadas com a história e atiram-se sobre o médico, bantendo-lhe e empurrando-o. Felicidade sai de mansinho e, quando chega à praça, não quer acreditar ao ver que o atiraram da janela. Assustada, vai ter com Alípio e conta-lhe que o médico pode morrer, mas se tal acontecer, ela confessa tudo à Polícia. Alípio manda-a calar e diz-lhe que vai tratar do assunto.
Geraldo em perigo de vida
Prisioneiro há cinco meses na jaula, Geraldo tem a vida por um fio. Alípio conta a Felicidade que o tem mantido a pão e água, mas que o Visconde não cede e se recusa a pedir-lhe perdão. Felicidade alerta-o para o facto de Brigite ter regressadp à Vila e continuar a procurar o ex-patrão. Alípio tranquiliza-a e diz-lhe que ninguém o encontrará.
Matias ganha as eleições
Com Rogério fora da corrida, Joana Rita desacreditada e Geraldo desaparecido, Matias candidata-se à Câmara, a pedido de Hermano e muitos populares humildes. O filho de Joana Rita acaba por vencer as eleições.
Maria Clara é raptada
A neta de Avelina vai ao Curral assistir ao concerto de Pepito Martín, tal como quase todas as mulheres da vila. A rapariga fica em êxtase e, quando vai a sair, nem repara que um homem a segue. Foi Felicidade que pediu a Sílvio que tirasse a filha “de circulação” durante uns tempos, pois ela ameaça contar a verdade a Rogério sobre o suposto filho. O homem tapa-lhe a cabeça com um saco e ela desmaia. Quando acorda, vê Pepito, que lhe conta o que aconteceu e como a salvou.
Felicidade fica noiva de Alípio
Aliados nos esquemas para destruir Joana Rita, Felicidade e Alípio ficam cada vez mais próximos. Numa noite, ao vê-la com as antigas roupas de Joana, rasga-lhas, furioso, mas perante o corpo da mulher, não resiste e leva-a para a cama. Em poucos meses, os dois ficam noivos e Felicidade usa o facto para humilhar Joana Rita, que continua a viver na miséria, em sua casa.
Matilde troca os bebés de Maria Francisca e Gracinha
Gracinha e Maria Francisca entram em trabalho de parto. Já no hospital, as duas dão à luz quase em simultâneo, mas Gracinha fica aflita quando Matilde lhe mostra o filho, que é de raça negra. Desesperada, chantageia a enfermeira para o trocar pelo de Maria Francisca, ou conta tudo o que sabe sobre o quadro de Eva. Matilde aceita. Todos ficam estupefactos e o plano de Felicidade para extorquir dinheiro a Rogério vai por água abaixo.
Não perca!
Disposta a ajudar o filho a recompor a sua vida, Rosa decide comprar o bar a Sílvio e explorá-lo com a ajuda de Rogério