As galas de “Ídolos” já começaram! Cláudia Vieira e João Manzarra são os anfitriões das noites de domingo da SIC, onde os jovens escolhidos por Manuel Moura dos Santos, Bárbara Guimarães, Tony Carreira e Pedro Abrunhosa estão pela primeira vez à mercê do público. Numa noite dedicada ao ídolo de cada candidato, os 14 finalistas subiram ao palco e enfrentaram o direto com garra e nervosismo.
Débora Teixeira foi a primeira concorrente a pisar o palco com o tema “Proud Mary”, de Tina Turner. André Abrantes foi o candidato que se seguiu, que escolheu cantar “Haven’t Met You Yet”, de Michael Bublé. Mariana Domingues voltou a encantar, desta vez com “Turning Tables”, de Adele, e João Seilá pautou pela diferença ao escolher um tema em português: “Frágil”, de Jorge Palma. Catarina Almada interpretou um enérgico “Freedom”, de George Michael e Diogo Piçarra deu o seu toque pessoal ao tema “Fix You”, dos Coldplay. Teresa Queirós deixou as inseguranças de lado ao interpretar “Valerie”, de Amy Winehouse, enquanto Solange Muxanga cantou o sensual “Feeling Good”, de Nina Simone. Margarida Marques recebeu elogios com “Just Like Heaven”, dos The Cure e Paulo Marques deixou o estúdio a cantar com “I Believe I Can Fly”, de R. Kelly. Pablo Oliveira cometeu alguns deslizes com “Easy”, de Lionel Richie enquanto Mónica Mendes foi elogiada pela interpretação de “If I Ain’t Goy You”, de Alicia Keys. André Cruz mostrou garra com “Don’t look Back in Anger”, dos Oasis e Inês Herédia fechou as atuaçãos dos concorrentes ao interpretar “Shake it Out”, de Florence + Machine.
Mickael Carreira foi o artista convidado, e levou o público ao rubro com o tema “Dança Comigo”. Terminada a atuação, o cantor confessou estar impressionado com o talento dos concorrentes e garantiu que Tony Carreira é o seu jurado preferido.
No fim da noite, quatro concorrentes tiveram que abandonar a competição. O público escolheu salvar Mariana Domingues, Diogo Piçarra, João Seilá, Margarida Carriço e André Cruz. Os jurados ficaram com a tarefa de salvar cinco candidatos e de excluir quatro do concurso. Assim, os eleitores foram André Abrantes, Teresa Queirós, Inês Herédia, Mónica Mendes e Catarina Almada.
Pablo Oliveira, Paulo Marques, Solange Muxanga e Débora Teixeira tiveram, assim, de abandonar a competição, mas os quatro garantem que vão continuar a lutar pelo sonho de fazer carreira no mundo da música.