Há pouco mais de uma semana, Luciana Abreu foi ao programa de Cristina Ferreira para ler uma longa declaração na qual fala de várias polémicas envolvendo a mãe e a irmã mais nova. Nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, em entrevista a Manuel Luís Goucha, Luísa Abreu, a irmã da cantora, nega as acusações.
Na declaração, Luciana acusa a mãe de ter retirado dinheiro da sua conta indevidamente: “Vim a saber que a segunda titular das minhas contas bancárias, a minha mãe, a quem tinha passado uma procuração com plenos poderes, retirava, sem eu saber, dinheiro das minhas contas, pois era ela que geria tudo na minha vida, incluindo os meus amigos.”
Segundo Luísa, a mãe era sim a responsável pela administração da conta da irmã: “Sendo a minha irmã uma artista, pode estar no norte ou no sul ou outro país. E tendo o amor e o respeito. É natural que acontecesse da minha mãe movimentar a conta”, afirma Luísa, que diz que a mãe nunca tirou dinheiro da conta sem consentimento de Luciana: “A minha mãe seria uma milionária. O que não é. Se a minha mãe fosse a mulher que a minha irmã descreve, ela tinha fugido sozinha. Como muitas outras mães fazem e deixam os filhos em instituições.”
Paparazzi no parque
Na declaração Luciana ainda disse que, depois de a mãe e a irmã saírem de sua casa, estas apenas terão procurado “estar com as sobrinhas e netas uma única vez”. A artista dá ainda a entender que acredita que este encontro, num jardim, terá sido combinado, uma vez que, nas mesma semana surgiram imagens captadas por paparazzi na imprensa deste dia.
Sobre o episódio, Luísa afirma que a mãe foi “convidada” a sair de casa por Luciana “de noite e só depois de adormecer as netas. Ou seja, aquelas meninas acordaram e até hoje não sabem o que aconteceu a vó.” Luísa diz que não vê Lyonce e Lyannii há três anos, e que a última vez que as viu foi no parque, no dia das fotos captadas por paparazzi:
“Não fomos nós (que chamaram o papparazzi)”
(Manuel Luís Goucha) Como os jornais souberam?
Só pode ter sido a minha irmã. E quem foi contatado para fazer o serviço sabe perfeitamente quem o contatou.”
Diz Luísa, que fez um relato daquele dia:
“Neste dia as meninas chegam de bicicleta. Elas esquecem completamente a bicicleta e atravessam a rua. E vê-se nas fotografias deste paparazzi que eu estou de joelhos no chão porque as duas agarraram-se a mim e a avó com uma saudade imensa. E a última imagem que eu tenho delas é no parque a irem embora. E a Lyannii não deixou de olhar para mim. Sempre com a cabecinha virada… É a última imagem que eu tenho delas. Tenho muita saudade”, diz Luísa emocionada.
“Minha mãe tentou o suicídio, é de conhecimento público.”
Segundo Luísa, quando a mãe viu as declarações de Luciana, a mulher “desfaleceu”. A irmã da cantora diz que decidiu dar a entrevista “pela honra da mãe”, que afirma estar a sofrer muito:
“Eu vivo a dor dela. Minha mãe não vai a um café sozinha, não abastece o carro sozinha. Desaprendeu a aceitar o olhar das pessoas, acha que está a ser julgada. As pessoas não se poupam a comentários desagradáveis”, conta a irmã de Luciana Abreu, que revelou:
“Minha mãe tentou o suicídio, é de conhecimento público”.
Ao final da entrevista, Luísa deixa um recado à Luciana:
“A única mensagem que eu quero deixar para ti minha irmã, para além de que te amo. Pára. Chega de fazer sofrer o coração da nossa mãe que já sofreu tanto.”
Veja no vídeo, as acusações de Luciana Abreu respondidas ponto a ponto pela irmã Luísa.