
Durante toda a última semana, Cristina Ferreira e a sua equipa de produção do programa da manhã da SIC permaneceram em casa, assim como os envolvidos na produção do programa “Júlia” e “Olhó Baião”. Mas na quinta-feira, dia 19 de março, a apresentadora anunciou que regressaria aos diretos, e revelou o motivo para toda a equipa ter ficado em casa.
“Um dos elementos da equipa apresentou sintomas no final da semana passada. Ficámos todos resguardados e a controlar a nossa saúde. Chegou agora o resultado e dá INCONCLUSIVO NEGATIVO.”
Na manhã desta segunda-feira a apresentadora iniciou “O Programa da Cristina” com um texto sobre o medo, e revelou. “Voltámos com todos os medos. Voltámos em segurança”. Cristina disse que a SIC garantiu que o regresso fosse em segurança para todos os elementos da equipa e afirmou: “Tivemos uma semana para perceber como iríamos fazer esta televisão”.
Na sequência, Cristina Ferreira deu mais detalhes sobre o elemento da equipa que tinha suspeita de coronavírus. “No meio de tudo isso tivemos uma colega com sintomas e ficámos todos a tentar perceber se também nós temos estes sintomas. O teste que fez deu inconclusivo, inconclusivo negativo. Está bem, ainda em casa, como quase todos.”
Em declarações ao site da revista Visão, Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, explica que o teste não pode resultar “inconclusivo”: “Não há essa possibilidade nos testes que fazemos”, disse. Segundo Mexia, os testes no mundo todo usam a mesma técnica para descobrir os resultaods, que são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.