Rosalinda entra na mercearia e diz a Domingos que ligaram da escola e Leonor não foi às aulas. Anabela também não. Domingos diz que devem estar juntas mas com tanto o nervosismo de Rosalinda, decide sair à procura delas.
Anabela grita por ajuda, enquanto Leonor se afasta cada vez mais, debaixo da canoa. Tomás passa de bicicleta e ouve Anabela gritar, pergunta o que se passa e Assim que Anabela diz, ele despe o casaco e mergulha em direção à canoa. Consegue alcançar Leonor que está inconsciente, já em terra vira-lhe o rosto de lado e ela começa a tossir. Leonor diz que tem frio e ele envolve a menina no seu casaco abraçando-a protetor. Pergunta o que fazem ali, deviam estar na escola. Anabela pede que ele não conte nada a Fátima.
Tomás chega com Leonor e Anabela. Fátima diz a Anabela que não se livra de um castigo. Leonor diz que a ideia foi dela para a amiga não ficar mal, diz a Rosalinda que Tomás salvou-a. Mas estes não conseguem agradecer. Sãozinha faz o reparo e diz que lhe ficava bem agradecer ao rapaz. Tomás tenta falar com Fátima sobre o que se passou com Mariana, esta diz que lhe bateu, ele não sabia e quer perceber porquê. Ela diz que são coisas antigas e manda-o ir ter com a noiva, afastando-se.