Alongar, cortar, pintar, aclarar, escurecer. As transformações das personagens Alexia (Deborah Secco) em Josimara, Luna (Juliana Paiva) em Fiona e Kyra (Vitória Strada) em Cleyde exigiram uma grande dedicação por parte da equipa de figurino e caracterização de ‘Salve-se Quem Puder’, novela inédita que tem estreia marcada para o dia 10 de maio, às 20h30, na Globo. Com a entrada no Programa de Proteção à Testemunha, as três protagonistas vêem-se obrigadas a mudar de nome, aparência e estilo para que não sejam reconhecidas. Para isso, as equipas de caracterização, sob o comando de Sérgio Azevedo e da figurinista Julia Ayres, entraram em ação para as mudanças.
Alexia, que antes usava um corte chanel castanho com mechas passa a ter cabelos longos e ruivos. No figurino, a mudança do estilo clássico e moderno deu lugar a botas, coletes, camisas xadrez e calções de ganga, num look mais descontraído e country. “Alexia é uma atriz exuberante enquanto Josimara adota um estilo mais simples, mas sem deixar de lado a essência da personalidade”, justifica Julia Ayres. Para o visual de Josimara, a inspiração foi o cabelo de Julia Roberts no filme ‘Um Sonho de Mulher’. “Ela também usará um body chain, uma espécie de colar que passa pelo pescoço e envolve a cintura”, acrescenta a figurinista.
Kyra, que, no início da novela tem o figurino predominante em tons de rosa e azul claro, passa a ter um guarda-roupa composto por peças como jardineiras, camisas e galochas de cano alto quando adota a sua nova identidade, Cleyde, Os cabelos, que no início eram longos e com madeixas douradas, na nova fase são curtos com camadas e pontas desfiadas e uma coloração castanho-dourado. Com o dinheiro escasso, elas precisam adaptar o guarda-roupa à nova realidade. “Mesmo com a mudança, Kyra continua sendo a jovem bem-nascida e educada. O estilo se transforma, mas os sonhos e as características permanecem os mesmos e isso se reflete no figurino agora adaptado para esta nova realidade”, justifica Julia Ayres.
Por ser mexicana e ir viver para o Brasil, onde tem uma menor probabilidade de vir a ser reconhecida, Luna será a que vai sofrer uma mudança de visual e caracterização mais ligeira. Ao adotar a sua nova identidade, Fiona, a jovem mantém a essência da cultura mexicana no seu figurino, mas de uma forma diferente. Os bordados nas roupas coloridas, as peças de couro, sandálias rasas e os vestidos leves continuam presentes, mas com algumas adaptações. Vai passar a usar lenços na cabeça, coletes, braceletes e passa a privilegiar calças. Já o cabelo vai ficar um pouco mais claro e ondulado.
Em ‘Salve-se Quem Puder’, os sonhos de três mulheres são interrompidos quando presenciam o homicídio de um juiz em Cancún, México. Condenadas a viver sob a custódia do Programa de Proteção à Testemunha e à sombra de novas identidades, elas iniciam uma outra vida na fictícia Judas do Norte, no interior de São Paulo, depois de serem dadas como mortas. Para isso têm de mudar de nome, de aparência e de estilo de vida para não serem reconhecidas.
A novela é criada e escrita por Daniel Ortiz com direção artística de Fred Mayrink e direção geral de Marcelo Travesso. ‘Salve-se Quem Puder’ será exibida de segunda-feira a sábado, às 20h30, na Globo.