Como é a reação da Maria quando o Zé Luís lhe confessa que é gay?
A Maria fica em estado de choque e em negação. Acha que ele está a mentir.
O que é que vai mudar na relação deles a partir daqui?
Ela não percebe o que está a acontecer, porque é que ele tomou esta “decisão”. Ela acha que ele tomou a “decisão” de ser gay e vai tentar de tudo para que ele seja “curado”.
Como foi gravar estas cenas?
Foi bastante difícil, principalmente pelo facto de sentir completamente o oposto da Maria. É muito difícil quando não estamos de acordo com a personagem e temos que reagir de forma tão abrupta a uma situação que, para mim enquanto pessoa, é supernatural. Foi difícil encontrar aquele sentimento.
Onde foi buscar estas emoções?
Basicamente criei-as e lembrei-me de reações de outras pessoas que já vi, de que já ouvi falar, que já vi em redes sociais. Situações de homofobia, obviamente. Tentei criar a reação única da Maria perante a homofobia a que tenho assistido durante a minha vida.
Há algum pormenor de bastidores desta cena que possa contar?
Gravámos a cena duas vezes e na primeira a minha reação foi completamente diferente da segunda, porque tento sempre não imitar a reação inicial quando repito a cena. Agora estou curiosa sobre qual das duas escolheram. Na primeira fui mais agressiva, na segunda, optei mais pelo choque.