A luta pela liderança nas audiências parece ser algo recente, mas não o é. Corria o ano 2005 quando os canais generalistas apresentaram a grelha de programação para o último trimestre do ano, tal como acontece hoje em dia.
A estação da família Pinto Balsemão apresentara para setembro um reality show irreverente, ousado e dedicado ao mundo feminino, competindo diretamente com a “1º Companhia”, apresentado por Júlia Pinheiro e João Pedro Vasconcelos, na TVI.
“Senhora Dona Lady” era o nome deste reality apresentado por Herman José, a quem se juntou Sílvia Alberto, que se encontrava a ter uma carreira ascendente no terceiro canal. E neste momento deve-lhe ocorrer a questão: ‘mas que raio de reality é este?’. Ora era, nada mais nada menos, que um reality baseado no “He’s a Lady”, da estação norte-americana TBS. Consistia em onze homens – considerados muito ‘machos’ – que aceitaram o desafio de se transformarem em mulheres perfeitas, em dez semanas. Eram oriundos de diversas regiões portuguesas e previamente escolhidos pela produtora Fremantle Media.
Os concorrentes viriam a viver numa casa idêntica ao “Big Brother”, porém, com uma enorme diferença do reality da estação do Grupo Media Capital. É que viviam como mulheres num estúdio da Valentim de Carvalho, intitulado de “Casa das Bonecas”, onde iriam lutar pelo prémio final de 50.000€.
O apresentador Herman José tinha a cargo a condução das galas à sexta-feira, dia em que era expulso um dos concorrentes. A sua companheira televisiva neste formato, Sílvia Alberto, garantia os diários deste formato. Às quartas-feiras, os concorrentes reúnem-se e nomeiam. O mais votado pelos pares escolhe então outro participante para com ele se submeter à votação do público, entre quarta e sexta-feira.
E se houver alguma coincidência com a atual realidade, é provavelmente somente mera coincidência. É que nas galas de sexta-feira e nos diários estava presente um painel de três comentadores composto por Ana Marques, o futebolista Oceano e a produtora de moda Xana Guerra.
Na estreia, a 16 de setembro de 2005, o formato televisivo arrecadou 8% de audiência média e 22,2% de share, à mesma hora, competia com a telenovela “Ninguém Como Tu”, da TVI, tendo alcançado um rating de 17,9% e um share impressionante de 50%- onde já vão estes tempos gloriosos! Em suma, cerca de 1,7 milhões de telespectadores assistiram à novela da TVI e somente 755 mil seguiram o Senhora Dona Lady.
Andar de saltos altos, saias e peruca viria a tornar-se numa rotina para os onze homens. Porém, o programa revelou-se, no espaço de duas semanas, um autêntico fiasco, na produção e nas audiências, o que ditou o fim trágico do “Senhora Dona Lady”. Na altura, Francisco Penim, diretor de programas da SIC, decidiu fazer um falso incêndio na “Casa das Bonecas”, uma brincadeira que terá alegadamente ferido um dos concorrentes, e terminar desta forma o reality show. Em consequência, o grupo Impresa registou um prejuízo de 1,4 milhões de euros devido à reestruturação da programação, e à queda de 8,2% nas receitas publicitárias.
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