É um dos momentos mais aguardados na trama da TVI e está prestes a acontecer. Porém, em “Quero é Viver”: o casamento de Matias e Tomás acaba mesmo em polémica. O local escolhido para a boda é a casa dos avós. A sala já está decorada e Ana fala com o neto. “Estou muito feliz por vocês. Pus no quarto uma das fotografias que vos tirei. Estão lindos. E espero que se lembrem sempre que o amor que se vê nos vossos olhos é a coisa mais preciosa do mundo”, diz a fotógrafa, abraçando os noivos.
Sérgio aproxima-se e o neto agradece-lhe por ter permitido que a cerimónia decorresse ali. “Não é que esteja muito confortável com a situação… mas se é o que vos deixa felizes”, responde. “Muito. Pessoalmente, também me alegra ver que o doutor Sérgio tem feito um grande esforço para nos compreender…”, continua Tomás. E o empresário termina, provocando uma gargalhada geral. “Preferia que o meu neto não tivesse uma noiva barbuda mas é o que se arranja…”.
Entretanto, Irene e Rodrigo chegam e cumprimentam-se, tristes, afastando-se sem conseguirem dizer nada um ao outro. Já Natália comenta com Olga que tem esperança de que Frederico não apareça na cerimónia. Maria, por outro lado, repara nos empregados a transportarem bebidas e tenta controlar-se, seguindo para a cozinha. Irene vai então ter com o pai e têm uma discussão. “Deplorável, a forma como nos roubaste a campanha da amamentação foi deplorável. Achas bem teres aberto uma agência concorrente à minha?”, pergunta ele, enervado. “Vais precisar de dinheiro. Tenho a certeza. No dia em que me vieres pedir…”, continua. Mas a filha corta-lhe a conversa, cada vez mais irritada. “Não vai acontecer. Sei muito bem cuidar de mim”. Até que surge Natália e leva a irmã, pedindo-lhes calma.
Frederico provoca polémica
É neste instante que o namorado de Rita aparece, ficando a pensar, abalado, nos tempos felizes que ali viveu com Natália. Todos os presentes o olham incomodados, até que os noivos vão ter com ele. “Hoje é o grande dia. Muitas felicidades, meu filho”, solta, abraçando Matias. E em seguida cumprimenta o futuro genro. “Obrigado. Vou chamar os meus pais, queria apresentar-lhos”, diz o babysitter, deixando o namorado com o pai. Matias pergunta a Frederico se já falou à ex-mulher e ele diz que vai tentar fazê-lo. Mas, ao vê-lo a aproximar-se, Gabriel puxa a namorada. “Desculpe, professor. Estão a chamar a Natália…”. E deixam-no sozinho.
A cerimónia começa, finalmente. Enquanto o conservador fala, Irene fita Olga e Santiago, muito animados. E comenta com Natália: “A merda de ser ex-mulher do Santiago é conhecer bem demais o ar com que ele fica depois do sexo”. “A sério?! Pinaram a meio da cerimónia?”, pergunta a irmã mais velha. Mas Maria manda-as calarem-se. “Os noivos podem beijar-se”, solta o conservador. Tomás e Matias trocam um beijo apaixonado, enquanto Natália, comovida, se agarra a Irene. Por outro lado, Maria procura o olhar de Zé Luís, que não lho devolve. Enquanto isto, Ana e Sérgio abraçam-se.
“Viva os noivos”
Todos batem palmas e atiram confettis. O patriarca da família dirige então umas palavras ao casal: “Matias, meu querido neto, quero dizer-te que a tua escolha, que não entendo, mas aceito, é uma longa caminhada, e que o namoro deve perdurar por toda a vida. E para não insistirem na ideia de que sou um tipo primitivo, deixo-vos com um poema duma lésbica da Antiguidade…Sim, disse lésbica, e o poema diz o seguinte: ‘O amor prende-me em cativeiro e faz-me tremer de saudade agridoce. Como um vendaval na montanha dobra o carvalho estou abalada pelo amor’. Que sejam muito felizes!”. E toda a gente aplaude. “Viva os noivos”.
Frederico pede então também para falar: “Que o Matias e o Tomás possam cumprir plenamente a promessa que hoje fizeram, de terem um casamento perfeito, uma construção quotidiana, teimosa, insistente, em que cada um revele a melhor parte do outro”, sugere. Mas ninguém bate palmas, até que Matias ergue a sua taça: “Obrigado a todos. Que sorte ter-vos presentes neste momento tão marcante da minha vida. E obrigado, Tomás: és tudo o que sempre quis. O meu amor, para toda a vida”, solta, apaixonado.
A vingança de Rita
O discurso é interrompido pela campainha. Do outro lado estão Rita e Susana. Gabriel aproxima-se e pergunta-lhe o que se passa. A adolescente aproxima-se e fala alto: “Parabéns, Matias e Tomás, que sejam muito felizes”, afirma, deixando toda a gente incomodada. “Mandei-te convite…”, diz o filho de Natália. “Eu sei… desculpa não ter respondido mas fiquei até à última para decidir…”, insiste ela. Frederico aproxima-se e pergunta-lhe se voltou. Nesse instante, Susana afasta-se de Gabriel e puxa o vilão à parte, dizendo-lhe, em voz baixa: “Voltámos. Tentou violar a minha filha e o meu projeto de vida agora é mandá-lo para a cadeia”, anuncia, por fim.
Veja as imagens do momento em que o casamento de Matias e Tomás acaba em polémica na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Quero é Viver” aqui