Numa semana particularmente difícil, em que esteve nas bocas do mundo, Maria Botelho Moniz conversou com Manuel Luís Goucha. Ele, pela primeira vez, falou sobre os rumores de que iria deixar o “Dois às 10”. Assim, Maria Botelho Moniz responde pela primeira vez à hipótese de ser trocada por Cristina Ferreira nas manhãs da TVI.
Na entrevista que concedeu ao “Goucha”, a comunicadora falou sobre estar constantemente em avaliação. “Todos os dias tento mostrar e provar a quem me escolheu para aqui estar que fez a escolha certa”, disse primeiramente. Em seguida, afirmou: “No dia em que essas pessoas acharem que eu não sou a escolha certa, tenho a certeza absoluta de que sou retirada do ar e que é posto alguém no meu lugar. Porque os canais também não se fazem de favor ou de ‘ah, coitadinha, deixa a lá estar mais um bocado’. Isto é uma empresa. No dia em que não resultam, mudam-se as coisas na empresa para passarem a resultar”, justifica.

Maria Botelho Moniz falou em seguida sobre audiências, que chamou de “resultados práticas, números”. “Como é que as pessoas reagem? Gostam, não gostam? É ela o problema? O conteúdo? É o embrulho? O tamanho do intervalo? Ou o que é que não está bem? Isto é tudo avaliado, se chegarem à conclusão de que o problema são eu não vão ter pudores nenhuns em tirarem-me do meu lugar”, soltou. Até porque, “isto é uma empresa, a empresa tem que faturar. Acho que até agora tenho mostrado que fui uma escolha acertada”, afirmou, sem receios.
“Se ela quiser voltar, é dela”
O entrevistador perguntou-lhe posteriormente se tem o lugar em risco nas manhãs da TVI. Ou seja, se Maria Botelho Moniz vau trocada por Cristina Ferreira nas manhãs da TVI?. E a comunicadora reagiu com ironia: “É engraçado. Eu não sei que tenho. Já li muitas vezes isso”. E, ainda sobre este tema, não teve mesmo dúvidas de que a diretora “pode voltar” ao horário matinal. “Ninguém as faz como ela. Quando ela quiser voltar, é dela. É o que ela quiser, ela faz o formato que quiser, no horário que quiser, é maravilhosa”, elogiou.
Mas, embora tente desvalorizar, a estrela da TVI admite que tudo isto “mexe comigo”. “Não digo que desestabilizam, porque venho para aqui bem”, justificou. “Mas sim, no sentido em que alguém está a questionar que eu mereça. Se de repente está em risco, não estou em risco do pé para a mão”. Por tudo isto, volta a arrasar quem a critica. “Não sou tranquila porque me fazem sentirem assim. Há 18 anos. Nunca me senti confortável, porque nunca me fizeram sentir confortável”.
A comunicadora admite mesmo que tudo isto “é muito pesado”. E lembrou o exemplo recente, de quando, a 27 de Fevereiro, Cristina Ferreira ocupou o seu lugar. “Pedi um dia de folga/ férias, ainda tenho dias do ano passado, de há dois anos. Deram-me logo como afastada”, afirmou. E justificou: “Fazia sentido ter ali alguém com o Cláudio, se eu não estou fazia sentido ter ali a Cristina que conhece o programa de trás para a frente”. Visivelmente chateada, prosseguiu: “De repente eu li que estavam a testaram a testar a Cristina Ferreira para o meu lugar. A minha pergunta é: ‘a Cristina Ferreira precisa de ser testada?’ Como assim? Que disparate é este? Afastaram-na durante um dia só para ver se isto funciona?”.
“Será que está mesmo em risco e não sei?”
Ainda sobre este tema, esclareceu também a outra aparição recente da colega nas manhãs. Tudo aconteceu a 21 de Março, numa emissão especial de Primavera. “Fui de férias. Há um especial de Primavera. Maria, fazes a tarde. Estou de férias. Eu fazia a tarde com o Manel. Então mas eu estou de férias. Não há problema, arranjamos solução”, disse. Em seguida, recordou logo o “drama, o horror”. E tudo isto a faz pensar. “Será que está mesmo em risco o meu lugar e eu não sei? Ou isto é para vender? É para ferir? É para espicaçar, atingir alguém que não sou eu. Mas que é ferido através de mim. Eu não sei, mas qual é a estratégia? Ou é só dizer por dizer. Mas para quê?”. Por fim, deixa um aviso: “No dia em que for para eu sair das manhãs, alguém vem dizer: ‘a Maria vai sair das manhãs’. Até lá… para quê inventar?”
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!