
João Patrício revela como Cristina Ferreira criou “Festa É Festa”. Nesta quarta-feira, 26 de abril, assinalam-se dois anos desde o início da novela da TVI. Sendo assim, o Diretor Executivo de Entretenimento e Ficção recorda como surgiu a ideia. E de acordo com João Patrício, tudo começou após uma viagem de Cristina Ferreira.
Primeiramente, João Patrício recorda. “Não consigo precisar o dia, mas tenho a certeza que era de manhã.” Logo depois, o diretor direciona elogios à chefe.“Outra certeza, a CF deve ter regressado de qualquer lado de avião, sempre que ela sobe aos 30 000 pés, desce com uma ideia. É matemático.”
Então, João Patrício revela como Cristina Ferreira criou “Festa É Festa”. “O Festa é Festa nasce da cabeça da Cristina, numa altura em que sentíamos que a ficção tinha de encontrar um caminho mais leve”. Em seguida, o diretor descreve a forma como Cristina imaginou a novela. “Parece que a estou a ver à janela do gabinete, a viajar pelas memórias de menina, já a desenhar a Bela Vida”.

Assine a nossa NEWSLETTER gratuita
Seja o primeiro a saber o que está a DAR QUE FALAR!
O início de “Festa É Festa”
De acordo com João Patrício, Cristina Ferreira disse: “Tem de ter um médico, um padre, uma benfeitora, um presidente da junta, uma família de emigrantes! Estás a apontar?” Entretanto, tudo desenvolveu-se muito rápido. “No dia seguinte as personagens já tinham rosto, já se ouviam, já se sentiam. A primeira conversa com o Roberto foi de entendimento instantâneo. O brilho quase ofuscante que saia dos olhos da CF a desenhar os primeiros ambientes era como um bálsamo inspirador para o Roberto. Rimos tanto em todos os encontros.”
Posteriormente, João Patrício relata como a equipa de diretores escolheu os atores. “Depois veio o elenco. Os contactos foram feitos na melhor altura, na fervura da ideia, apaixonadíssimos, todos em videochamada. As reações já adivinhavam o quanto iam ser felizes no projeto. O Joaquim Nicolau enredou magistralmente o elenco.”
Por fim, João Patrício recorda ainda o primeiro dia em que assistiram as imagens da novela. “No dia do visionamento das primeiras imagens havia um nervoso miudinho no ar, como se fosse a primeira ecografia pré-natal. O Tó Correia deu um tom cinematográfico à estética.” Além disso, o diretor descreve uma das cenas que mais o marcou. “Há uma sequência em que o Paganelli desce a vinha de bicicleta, com uma luz maravilhosa, uma trilha perfeita. Foi aí, foi aí que olhámos uns para os outros e só tivemos certezas – Isto vai correr bem! E correu, corre e vai continuar a correr.”
Dessa forma, João Patrício recorda o início da novela. O diretor conclui a assinalar os dois anos de “Festa É Festa”. “Passaram dois anos, o Festa continua em Festa!”