Foi a primeira obra de ficção que nasceu integralmente da sua cabeça. Hoje, é o seu cartão de visita e um orgulho para a responsávelComeçou com a organização da festa da aldeia, já teve até uma novela dentro da novela, uma revista, dois carnavais, o Natal e até o Madeiro na Páscoa. Não esquecendo, claro, o mais recente: um concurso de misses! Nesta novela pode mesmo tudo acontecer! Cristina Ferreira sobre “Festa é Festa”: “Há uma magia qualquer!”

Uma promoção nunca antes vista
É uma das novelas mais promovidas pela TVI nos últimos anos. Logo no dia da estreia, o programa “Cristina ComVida” foi totalmente dedicado a “Festa é Festa”. Seguiram-se depois muitas outras emoções. Já teve dois programas especiais, intitulados “Festas na Aldeia da Bela Vida”, muitas das personagens já participaram nos programas diurnos da estação e algumas das caras da TVI já visitaram a aldeia da ficção. Os aniversários são celebrados com uma emissão especial durante todo o dia.

Um entra e sai como nunca se viu
A caminho da 7a temporada, a história já teve várias personagens. Há umas que vão saindo, outras que acabam por entrar. E até há algumas que desaparecem por uns tempos e regressam. Veja-se o caso de Camila (Marta Gil), do Sotôr (José Carlos Pereira)e até da simpática neta de Corcovada (Maria do Céu Guerra), Ana Carolina (Beatriz Barosa), que depois de um tempo afastada vai regressar.
A correr o país… e o estrangeiro!
A fictícia aldeia da Bela Vida é, na realidade, na Aldeia Galega da Merceana, às portas de Lisboa. Mas “Festa é Festa” já é e todo o país (e não só!). E os habitantes já saíram diversas vezes de casa. Logo no arranque da terceira temporada, os três casais de protagonistas viajaram até Paris, em França. Na terceira temporada, grande parte dos aldeões tiveram direito a um cruzeiro que os levou até aos Açores.

A bordo, claro, de um Barco da Douro Azul, de Mário Ferreira. A quarta temporada viajou para Portimão, para um verão a altas temperaturas. Já na quinta temporada foi a vez de os belavidenses conhecerem o Gerês, bem no Norte do País. No final do ano, Aida, Tomé, Florinda, Bino, Nando e São voaram para a Madeira, onde passaram o fim de Ano. Não obstante, nas férias da Páscoa deste ano rumaram à Serra da Estrela. E o verão volta a ser a Sul do País, pois a época estival de 2023 vai decorrer num Parque Aquático no Algarve.
Na vitória… desde o primeiro dia
Um milhão e 444 mil espectadores, ou seja 15,3 de audiência média e 27,1% de share (quota de mercado) Este foi o resultado do terceiro capítulo da história. Até à data é o episódio mais visto de sempre de “Festa é Festa”. Contudo, a novela mantém-se na liderança de audiências desde o primeiro dia, apesar dos ajustes do painel e de os números serem agora mais baixos. Na concorrência, somente “Sangue Oculto” já conseguiu fazer-lhe frente e roubou a liderança em alguns episódios. Curiosamente, apesar de ser líder durante a semana e até ao sábado, ao domingo, a história não convenceu. Ainda no início deste ano, muito por culpa dos maus resultados de “A Ex-Periência”, Cristina Ferreira e José Eduardo Moniz apostaram em “Festa é Festa” ao domingo, mas as audiências foram muito inferiores.
A “filha”… que não correu nada bem
Embalada pelo sucesso de “Festa é Festa”, Cristina Ferreira encomendou mais uma história com muitas semelhanças. “Rua das Flores” chegou em 2022 com pompa e circunstância para dar a vitória no horário das 19 horas, mas foi um grande flop! Embora tivesse muitas semelhanças com esta história, sobretudo pelo lado cómico e até por ser da mesma dupla de autores, não vingou e acabou por ter um final agridoce.
O que aí vem!
Há dois anos que a maioria dos atores está agarrado às suas personagens. Embora celebrem o sucesso de um projeto vencedor e que muitos deles nunca tinham vivido, já há quem pense no fim. Isto apesar de nos corredores da TVI nada disso ser assunto. Pelo contrário, por agora, a ordem é gravar até meados de 2024. Ainda assim, este verão, tudo indica que os atores vão ter dois meses de férias, embora a história nunca saia de antena. Resta saber até quando durará a festa?…
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Cristina Ferreira sobre “Festa é Festa”: “Há uma magia qualquer!”