A atriz explica como tem sido gravar na ilha Terceira, revela que não fez um acena por ter fobia à profundidade do mar. Conta, igualmente, que adora andar de patins com as duas sobrinhas. Quanto aos amores, diz-se demasiado ocupada na vida pessoal e profissional. Sofia Ribeiro protagonista de “Senhora do Mar” confidencia: “O coração está ótimo”.

“Senhora do Mar” estreou mais cedo do que o previsto, devido às fracas audiências de “Papel Principal”. Sofia Ribeiro mostra-se otimista em relação à trama que protagoniza. “Tenho tentado não pensar nisso. Não acho que uma coisa tenha a ver com outra. Há projetos que correm mal ou menos bem, não só nesta área como em todas. Todos nós já tivemos um que não correu tão bem como gostaríamos. E está tudo certo. Importa olhar para a frente e saber o que se pode melhorar. E na maior parte das vezes não tem a ver, necessariamente, com o trabalho do ator, é um conjunto de coisas que não correm bem. Não estou com medos acrescidos por esse motivo, nem faz sentido. Estamos a fazer o nosso trabalho e, do que tenho visto e apercebido, penso que estamos a fazer o melhor que se pode em ficção. Agora, como vai ser recebido, já não está nas nossas mãos”, afirma, em primeiro lugar, a atriz.
Contudo, assume que deita um olho à concorrência: “Vejo pouca televisão, mas faço questão de ir vendo o que passa nos outros canais. É muito interessante que haja boas produções a acontecer noutros canais, porque isso só pode fomentar a vontade de querermos fazer melhor, de nos superarmos, e de querermos todos evoluir. Gosto de ver os meus colegas a fazer coisas boas. Deixa-me orgulhosa e com vontade de querer superar-me”.
“Sinto o peso da responsabilidade porque é uma ótima personagem”

A viver a sua primeira protagonista na SIC, como Joana Gonçalves, em “Senhora do Mar”, Sofia Ribeiro revela não se sentir pressionada por dar rosto à nova novela do canal de Paço de Arcos, embora esteja consciente do seu papel. “Sinto o peso da responsabilidade porque é uma ótima personagem, uma ótima história e um elenco que me deixa muito orgulhosa de poder fazer parte. Por isso, sinto o peso de querer fazer mais e melhor, não por ser a protagonista, porque não sou eu a protagonista, somos todos nós, é um elenco incrível. Eu gostava muito que fosse um projeto vencedor porque seria muito merecido. Nós estamos a fazer o nosso trabalho, o resto já não depende de nós”, afirma a atriz, de 39 anos, a quem as audiências não fazem perder o sono: “Não posso pensar em audiências, nem nunca fui muito de pensar, nem agora serei. O meu foco é o meu trabalho e fazê-lo o melhor possível”.
“Come-se muito bem na Terceira”
Apesar das gravações da novela já terem arrancado há alguns meses, Sofia Ribeiro refere que sempre que vai filmar cenas à Terceira, nos Açores, a receção é sempre animada. “Gostei de tudo. A ilha é muito bonita, já lá tinha ido há muitos anos, numa passagem rápida, em trabalho. As pessoas são muito queridas, muito simpáticas, muito calorosas, come-se muito bem na Terceira. Ainda não tive oportunidade de provar todas as iguarias, mas o peixe é espetacular, as lapas, o bolo lêvedo, é tudo bom!”, diz, acrescentando: “Este trabalho tem sido encantador por tudo: porque arrancámos nos Açores, no nosso país, numa terra de gente muito boa, de comida maravilhosa, com paisagens de cortar a respiração. A equipa uniu-se muito no arranque, todos juntos numa ilha, quase parecia um reality show (risos). Damo-nos todos muito bem, estamos sempre todos – atores e equipa técnica – na brincadeira.”
E qual a cena mais bonita que gravou? “Aquela em que eu andava a caminhar pelo meio do prado. Estava muito frio, a relva completamente encharcada, com lama e com estrume, mas a paisagem era absolutamente maravilhosa”.
Na sequência em que se atira do veleiro para o oceano, Sofia Ribeiro revela à nossa publicação que foi gravada com uma dupla. “Não fiz a cena do salto de barco. O mar estava agitado e tenho fobia de profundidade. Ainda tentei, mas o mar estava muito bravo. Tive muita pena de não ter conseguido”, confessa.
“Foi uma adaptação difícil”
Desde o verão de 2023 que a atriz tem a guarda das duas sobrinhas, Bianca e Beatriz. Gravar de manhã à noite e ter as miúdas ao seu cuidado. “Não é fácil, mas tudo se consegue”, afirma, acrescentando: “Com vontade, com amor e dedicação tudo acaba por se conseguir. Se todas as mulheres o fazem, porque é que eu não hei de conseguir também?… Foi uma adaptação difícil, como é normal, mas já estamos todas bem encaminhadas”.
“Passo muito tempo com as meninas, adoramos estar em casa, a ver filmes, estar na brincadeira”
E até há tempo para o lazer, como garante: “Arranja-se sempre um bocadinho. Passo muito tempo com as meninas, adoramos estar em casa, a ver filmes, estar na brincadeira… gostamos imenso de andar de patins. Também gosto de ir ao cinema, estar perto do mar, praticar exercício físico, dá-me energia”. O rosto da SIC sublinha que as duas crianças são fãs do seu trabalho. “Elas às vezes veem-me, dependendo do que é e do horário. E estão cheias de vontade de ver esta novela”, conta, em seguida, Sofia Ribeiro, garantindo que as sobrinhas reagem muito bem ao facto de terem uma tia famosa. “Elas lidam com muita naturalidade, não dão muita importância, mas torcem por mim, porque me veem muito envolvida, então querem que corra bem. É provável que falem com os colegas, na escola. Os miúdos conversam uns com os outros, mas elas também são meninas que não alimentam essas coisas. A tia delas tem uma exposição pública, mas é igual a qualquer tia”, explica, por fim, a atriz.
“Sinto-me muito completa na minha vida”
Quanto a amores, Sofia Ribeiro confessa estar sozinha, sublinhando que não teria tempo para um relacionamento atualmente. “O coração está ótimo. Estou ótima, costuma dizer-se que ‘cabeça ocupada não sente falta de nada’. E eu não sinto falta de nada, é um facto. Sinto-me muito completa na minha vida, a todos os níveis: familiar, profissional… Nem penso nisso e, sinceramente, também não tenho tempo, neste momento. Só se ele caísse de paraquedas de algum lado, mas confesso que não me dava jeito (risos). Estou bem como estou”, disse, em suma, a Joana de “Senhora do Mar”.
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Sofia Ribeiro protagonista de “Senhora do Mar” confidencia: “O coração está ótimo”.