Chegou a Lisboa há menos de um ano, determinada a reconstruir a sua vida. Nasceu e cresceu numa família numerosa e com muitas dificuldades. “A minha infância não foi fácil, passei por coisas que não desejo que nenhuma criança passe”, revela no seu vídeo de apresentação a concorrente de 34 anos. “Mesmo com sofrimento e desgraça, o sorriso sempre fez parte de mim.” “Big Brother 2024” – Leokádia Pombo: da pobreza em Moçambique ao sonho em Portugal.

“É a primeira vez que estou distante do meu filho”
Enquanto estudava na universidade, foi mãe de um menino que tem agora 12 anos e que ela sonha em trazer para junto de si, para o nosso país. “Estou em Portugal há oito meses e é a primeira vez que estou distante do meu filho. Tenho muitas saudades dele, essa é a parte mais difícil para mim.” A concorrente tem uma paixão por moda e foi graças à sua avó que aprendeu a costurar. Todavia, atualmente, é ela quem desenha e faz as roupas que usa. Sonha implementar o seu negócio em Lisboa. “Por que não termos uma loja de roupa africana na Avenida da Liberdade?”, exclama.
Esta não é a primeira vez que é concorrente num reality show: já participou em “Big Brother” Angola e Moçambique em 2016. Leokádia alcançou a 16a posição, tendo estado 21 dias no programa. Sobre a atual edição, garante: “Vou ser exatamente como sou, tenho um género difícil, sou teimosa, complicada, não sou de rodeios! Comigo vão emocionar-se”, garante.
Vítima de violência doméstica
Um dia após a entrada na casa “mais vigiada do País”, numa dinâmica proposta pelo “Big Brother”, os concorrentes tentaram adivinhar os segredos de cada um. Leokádia confirmou o seu: “Já passei por violência doméstica”. Foi Gabriel Sousa quem adivinhou a quem pertencia este segredo: “Penso que seja a Leokádia. Quando apareceu ali a frase ela começou a mexer muito as pernas. Nota-se que ela é uma pessoa muito amorosa, já disse que teve vários namorados, e que teve relações que não terminaram da melhor forma e acho que poderá ter sido ela a ser vítima de violência doméstica”, disse, em seguida, o concorrente de Penafiel. “Fui mesmo, o Gabriel acertou. Mas prefiro não falar sobre o assunto”, responde a moçambicana.
“Tive de ser muito forte”
“Decidi partilhar isto com os meus companheiros porque foi um momento da minha vida muito difícil. Tive de ser muito forte. Prefiro não falar muito agora, mas quando estiver preparada faço-o”, disse, por fim, a concorrente. Os colegas não ficaram indiferentes a este desabafo e emocionaram-se, não contendo as lágrimas. Percorra, por fim, a galeria de imagens. “Big Brother 2024” – Leokádia Pombo: da pobreza em Moçambique ao sonho em Portugal.