É uma das grandes apostas da HBO Max no Brasil e conta até com vários atores portugueses no elenco. Mas as gravações do remake de “Dona Beja” têm tido vários problemas. E a mais recente polémica envolve Hugo de Sousa. É que o coordenador de projeto desta grande aposta perdeu poder. Ou seja, o realizador português foi afastado de novela brasileira em conflito com Grazi Massafera.
De acordo com o site “Notícias da TV”, a decisão do gigante do streaming deu-se após várias queixas de diferentes atores. Hugo de Sousa era o principal coordenador da novela, mas deixou de o ser. Tudo isto na reta final das gravações. Segundo aquele site a produtora Floresta viu-se obrigada a fazer mudanças após diversas queixas dos atores. Aliás, os problemas entre o realizador português e o elenco começaram logo no arranque da produção. Primeiramente porque muitos questionaram a escolha de um português para estar à frente de uma novela brasileira. Mas esta foi uma decisão do produtor executivo, Erick Andrade, amigo de longa data de Hugo de Sousa e que já fez parte da direção de programas da TVI. Entretanto, também este produtor já deixou o projeto.
Segundo a imprensa brasileira, o realizador português teve sempre uma relação difícil com Grazi Massafera, a protagonista da novela. Aliás, o mesmo site assegura que Hugo de Sousa chegou a ameaçar tirar a atriz do elenco desde o arranque do projeto. “Quando ele tinha as suas ideias questionadas no que poderia ser um simples debate artístico”, pode ler-se. A verdade é que a produção acabou por escolher um profissional para comandar as cenas da protagonista.
Queixas sem fim
Para além de Grazi Massafera, também Bianca Bin, a outra protagonista, terá tido várias discussões com o realizador. Aliás, o mesmo site assegura que Hugo de Sousa terá aproveitado uma discussão da atriz com uma assistente por causa da má organização dos cronogramas do elenco para pedir o afastamento desta da trama. Algo que acabou por não acontecer. O “Notícias da TV” diz mesmo que o profissional respondia com desdem “a qualquer questão dos atores e perguntava se eles queriam dirigia a novela no lugar dele”.

Por fim, também a equipa técnica terá feito várias queixas de Hugo de Sousa. “Sobretudo pelo seu jeito arrogante e por sempre fazer comentários maldosos sobre como os brasileiros eram inferiores no trabalho”, avança o mesmo site. Após a saída de Erick Andrade, o realizador passou a trabalhar apenas na ilha de edição. Mas também aí o seu trabalho não terá agradado e acabou por mudar de funções. Ainda assim, continua a trabalhar para a produtora para não gerar mais rumores negativos sobre o projeto. No entanto, sem nenhum poder sobre “Dona Beja”. Contactada pelo “Notícias da TV”, a produtora apenas referiu que a produção segue o seu cronograma de gravações agora que está na reta final.
De recordar que “Dona Beja” conta com a participação de quatro atores portugueses. São eles: Rita Pereira, Virgílio Castelo, Joana Solnado e Pedro Carvalho.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!