É a notícia do momento. A grande final do certame vai ter um participante a menos. E tudo porque Joost Klein, representante dos Países Baixos, está fora do certame. Conheça esta bronca na final da “Eurovisão” em que um concorrente foi expulso pela organização.
Desde a semifinal desta quinta-feira que a organização está a investigar o candidato. Aliás, esteve mesmo suspenso nas últimas horas. Por isso, não ensaiou, nem atuou no “Jury Show”. Agora surge a decisão da EBU. Joost Klein não vai participar no desfecho do certame. Ou seja, os Países Baixos estão fora de competição. Assim, haverá menos um concorrente em prova.
Em comunicado, a organização anuncia que o concorrente “não vai competir na Grande Final deste ano”. Toda esta situação surge no seguimento de uma investigação. “A polícia sueca recebeu uma denúncia feita por uma mulher da equipa de produção após um incidente”, pode ler-se. Este incidente terá acontecido após a semifinal de quinta-feira. Por isso, “enquanto o processo legal segue o seu curso, não seria apropriado que continuasse“.
Organização nega especulações
No mesmo documento, a organização nega as especulações que têm surgido. Segundo alguns sites, tudo teria acontecido na sequência de quezílias com a delegação de Israel. Algo que não corresponde à verdade. “Gostaríamos de deixar claro que este incidente não envolveu nenhum outro artista ou membro de outra delegação”, avança a EBU. A organização do certame insiste que mantém “uma política de tolerância zero em relação a comportamentos inadequados”. Até porque se compromete “a fornecer um ambiente de trabalho seguro para todos os funcionários do concurso. À luz disto, o comportamento de Joost Klein é considerado uma violação das regras do concurso”.
Com a expulsão dos Países Baixos, a competição segue agora com 25 finalistas. Portugal é uma delas. Por isso, Iolanda vai cantar o seu “Grito” e lutar pela vitória.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!