Na tarde desta terça-feira, 9 de abril, a União Europeia de Radiodifusão emitiu um comunicado sobre a participação de Israel na Eurovisão. Através das redes sociais, a EBU pede que os fãs do evento não assediem os artistas concorrentes, inclusive Eden Golan, cantora israelita.
“A EBU reconhece as fortes emoções envolvidas na edição deste ano do Festival o debate intenso que a inclusão de Israel gerou”, diz o texto, em primeiro lugar. Depois, o comunicado destaca que a participação de Israel na Eurovisão é de responsabilidade da organização do concurso, “não dos artistas individualmente”.
“Somos firmes contra qualquer forma de abuso ou assedio direcionado aos participantes, online ou offline, e estamos comprometidos em abrigar um ambiente seguro, respeitoso e inclusivo”, diz ainda o texto. O comunicado termina com uma mensagem: “Defendemos o diálogo construtivo e apoio aos artistas, de acordo com a missão do concurso, que é unir a todos pela música”.
Recorde-se que a participação de Eden Golan, concorrente de Israel, está a gerar polémica. Isso porque a canção que o país leva ao Festival já teve de ser alterada devido ao seu conteúdo político. Hurricane é, na verdade, uma versão da música October Rain, que é sobre o ataque do Hamas em solo israelita em outubro de 2023.
Em janeiro de 2024 fãs do evento criaram uma petição para retirar a artista do concurso. Aliás, outros artistas europeus também se envolveram na polémica e pediram que Isarel fosse banida do concurso pelo teor político da sua canção. Entretanto, após a modificação da letra da música, a organização do Festival validou a participação do país.
A Eurovisão decorre em maio de 2024 em Malmo, na Suécia. Portugal concorre com “Grito”, da cantora Iolanda, que vai atuar na primeira semifinal, que se realiza a 7 de maio. Ou seja, vai lutar por um lugar na final com as canções de Ucrânia, Chipre, Polónia, Sérvia, Lituânia, Croácia, Irlanda, Eslovénia, Islândia, Finlândia, Luxemburgo, Austrália, Azerbaijão e Moldávia. Caso consiga ficar entre as mais votadas, conquistará um lugar na grande final, que se realiza a 11 de maio.