Está escolhida a canção que vai representar Portugal na “Eurovisão” deste ano. Ou seja, com os 12 pontos do júri e 10 do público, a canção “Grito”, de Iolanda é a grande vencedora. Por isso, na hora da vitória, a cantora não podia estar mais feliz. Assim, Iolanda vence o “Festival da Canção 2024” e vai à “Eurovisão”.
Desde a primeira semi-final, em que atuou, que era tida como uma das favoritas. Ou seja, os Eurofãs ficaram rendidos à música e à performance e a vitória acabou mesmo por chegar. Mas não foi assim tão fácil. É que, se no voto do júri, reuniu a maioria, recebendo os 12 pontos, no televoto tal não aconteceu. Iolanda ficou em segundo lugar, com 12 pontos. Mas, na soma das duas pontuações levou a melhor e conquistou a tão desejada vitória.
Após as votações do público e júri, a tabela classificativa sofreu alterações. Confira-as, em seguida:
1.º Iolanda – “Grito” – 22 pontos
2.º João Borsch – “…Pelas Costuras” – 18 pontos
3.º Leo Middea – “Doce Mistério” – 18 pontos
4.º Silk Nobre – “Change” – 12 pontos
5.º Rita Rocha – “Pontos Finais” – 11 pontos
6.º Buba Espinho – “O Farol” – 10 pontos
7.º Noble – “Memory” – 7 pontos
8.º Rita Onofre – “Criatura” – 5 pontos
9.º Perpétua – “Bem Longe Daqui” – 4 pontos
10.º Nena – “Teorias da Conspiração” – 4 pontos
11.º No Maka ft. Ana Maria – “Aceitar” – 3 pontos
12.º Cristina Clara – “Primavera” – 2 pontos
Portugal atua a 7 de Maio
Assim, a cantora vai atuar na primeira semifinal, que se realiza a 7 de Maio em Malmo, na Suécia. Ou seja, vai lutar por um lugar na final com as canções de Ucrânia, Chipre, Polónia, Sérvia, Lituânia, Croácia, Irlanda, Eslovénia, Islândia, Finlândia, Luxemburgo, Austrália, Azerbaijão e Moldávia. Caso consiga ficar entre as mais votadas, conquistará um lugar na grande final, que se realiza a 11 de Maio. Por fim, importa ressalvar que se conseguir alcançar esse feito repete a proeza de MimiCat, que há um ano também chegou à grande final.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!