Nesta quarta-feira, 25 de setembro, Maria Botelho Moniz foi ao programa “As 3 da manhã”, da Rádio Renascença, e foi desafiada a comentar a sua polémica saída das manhãs após a licença maternidade. Joana Marques, Inês Lopes Gonçalves e Ana Galvão abordaram de forma bem-humorada, porém direta, o afastamento da apresentadora depois de ser mãe. E Maria não fugiu às perguntas…
“Num país onde muitas pessoas são promovidas à conta do apelido, como é que consegues ter o mesmo apelido do diretor, Moniz (José Eduardo Moniz é diretor da TVI), e mesmo assim ser despachada?”, perguntou Ana Galvão. “Olha, porque o apelido é o mesmo sim, mas não há ligação. O meu é composto…”, brincou. para depois responder: “São coisas que acontecem, fazem parte do percurso”.
“Maria, tu achas que a TVI não te dá um grande formato em televisão porque lá dentro, na TVI, acham que o teu corpo tem um grande formato?”, perguntou Joana Marques, fazendo referência aos comentários polémicos sobre o corpo da apresentadora feitos em 2023. “Acho que sim, tem tudo a ver”, disse a apresentadora. Entretanto, na sequência, Maria mostrou-se incomodada: “Não… Ai, escreve-se tanta coisa! Por que é que ainda se comenta isso? Eu hei de lá chegar ao grande formato”.
Foi quando Inês Lopes Gonçalves continuou, ao falar novamente sobre a polémica. “Quando te lembras da crónica em que um certo senhor disse que eras robusta e que a Cristina tinha braços flácidos, como é que tu te sentes? Mal porque te atacaram ou bem porque incham a Cristina?” Nesta pergunta, Maria respondeu de forma mais séria. “Mal porque nos atacaram. E porque nos compararam a outras apresentadoras. Fazer comparação hoje em dia… O corpo desta é mais bonito que o corpo daquela, é tão absurdo! É só triste”.
“Risco de ficares sem trabalho”
Neste momento Maria Botelho Moniz passou a responder diretamente às questões relacionadas com a sua saída das manhãs, depois do regresso da licença maternidade. Ana Galvão iniciou as perguntas provocativas. “Maria Botelho Moniz, tiveste uma gravidez de risco… Risco de ficares sem trabalho!”
Depois de uma gargalhada, Maria disse de forma rápida: “Risco que se concretizou!” Entretanto, depois respondeu: “Não… Tive uma gravidez de risco porque já tinha quase 40 anos e quando voltei fui para um sítio diferente, foi só isso.”
Então foi a vez de Joana Marques perguntar se a apresentadora considerou regressar à SIC. “Quantas vezes já ligaste ao Daniel Oliveira a dizer: Eu até posso voltar para o Curto Circuito, é como vocês quiserem!” Contudo, Maria afirmou de forma direta: “Nenhuma, zero”. Aliás, recorde-se que o Holofote.pt já publicou que a apresentadora renovou contrato com a TVI.
Desde ser afastada do “Dois às 10”, em março, quando regressou da licença maternidade, Maria está a apresentar os formatos diários dos reality shows da TVI, como o “Big Brother”, “Dilema” e agora a “Casa dos Segredos”. Além disso, tem substituído eventualmente Manuel Luís Goucha nas tardes, durante as férias do apresentador.