Após encontrar rival na escola com um homem, em “A Fazenda“, Júlia salva Daniela de ser violada.
Primeiramente, Júlia despede-se de Alba e Duarte, de partida para Lisboa. A tia disfarça que ela e Duarte ficam mais uns tempos por ali por Duarte ainda querer aproveitar mais um pouco aquela viagem. Lukenia fica satisfeita por Júlia se ir embora e Alba diz ao filho que só vai poder sair de Angola quando Miguel resolver o problema dele.
Pouco depois, Daniela chega da sua saída com Juca, que insiste que vão só até à escola para lhe mostrar uma coisa.
Já Ary fala embriagado com uma égua acerca de não ter tido coragem de dizer a Júlia que a ama.
Em “A Fazenda”: Júlia salva Daniela de ser violada
Alguns instantes depois, Júlia depara-se com Juca a despir Daniela à força, ficando muito perturbada por isso lhe fazer ecoar as dolorosas memórias da sua violação. A irmã de Eva vai buscar uma pedra e golpeia Juca fortemente na cabeça.
Daniela olha em choque para o rapaz caído no chão a sangrar abundantemente da cabeça. Chama por ajuda, com Januário e trabalhadores a levarem Juca para o posto médico. A professora pergunta a Júlia por que fez aquilo.

Ao mesmo tempo, Alba finge ficar chocada por Eva dizer-lhe que Júlia contou que foi ela que lhe disse que os seus pais tinham rejeitado Lili em bebé, afirmando não saber de onde veio essa conversa. É nessa altura que Joel e Nadir entram a dizerem-lhes que, afinal, Júlia não foi para Lisboa.
Algum tempo depois, Júlia diz a uma preocupada Daniela que perdeu a cabeça quando viu que Juca a ia violar. Daniela diz-lhe que não devia ter feito aquilo. Alba chega com Eva, Joel e Nadir, abraçando protectora Júlia.
Por outro lado, Gaspar diz a Talu querer ir ver o que se passa no posto médico, não querendo saber que a pulseira possa apitar. Talu segue-o reprovador.
Mena conta a Weza que Juca está muito mal no posto de saúde e saem disparadas, com Weza sem ligar a Ary a pedir-lhe mais cerveja.
Todos questionam Daniela sobre o que afinal aconteceu para Juca ter sido encontrado em tão mau estado na escola. Daniela olha para Júlia e decide não a denunciar.
Júlia explica a Alba e Eva que foi à comunidade despedir-se de Ary, sendo aí que viu Juca caído no chão. Eva olha-a desconfiada a achar que ela está a esconder alguma coisa.
Júlia admite que agrediu Juca
Pouco depois, Daniela relata a Gaspar que não sabe mesmo o que aconteceu para Juca ter sido agredido na escola, tendo sido assim que o encontrou quando estava a entrar na sala com Júlia. Gaspar sossega Daniela a dizer não desconfiar dela. Januário entra com um trabalhador a dizer já saber o que aconteceu.
Júlia ouve tensa Joel a dizer que Juca está a mentir sobre não saber quem o agrediu. Júlia fica aflita por Gaspar e Talu entrarem a dizerem que um trabalhador a viu entrar com uma pedra na escola, somente podendo ter sido ela a atacar Juca. Daniela acaba por contar a Weza e Januário que foi curtir para a escola com Juca quando este foi atacado por Júlia à pedrada, negando que Juca estivesse a abusar dela. O pai olha desconfiado para a filha.
Júlia confessa que agrediu Juca por que ele estava prestes a violar Daniela, e não conseguiu pensar em mais nada para fazê-lo afastar-se dela. Ela estremece por Gaspar dizer que vai ter mesmo de reportar aquele caso à polícia.
Assim, Júlia acaba por relatar a Barroso que agrediu Juca para impedir que ele abusasse de Daniela. O inspetor avisa-a de que não vai poder agora abandonar Angola. Júlia olha aflita para Alba.
Por fim, Eva olha surpresa para Talu a contar-lhe que Daniela deu uma versão diferente da de Júlia do incidente com Juca, dizendo que ela o agrediu sem motivo. Eva esboça ar muito apreensivo.