
Após o equitador ser esfaqueado por Heitor e ser levado ao hospital, a herdeira visita-o, preocupada e, em “A Herança”, Gonçalo declara-se a Sofia.
Primeiramente, Augusto fica surpreso por ver a mãe de Ana no hospital. Ela diz que precisa de saber como está Gonçalo e pergunta-lhe se já sabem quem foi o responsável pela facada. Ele mente respondendo que ainda não, mas leva-a até ao quarto.
Em “A Herança”: Gonçalo declara-se a Sofia
Pouco depois, Sofia quer aproximar-se de Gonçalo e ele acaba por despertar com o seu toque meigo. A herdeira fica atrapalhada e tenta disfarçar a emoção. Já o equitador, ainda sob o efeito sonolento da medicação, acaba por dizer o nome de Beatriz e Sofia fica mais constrangida e desgostosa.
Alguns momentos mais tarde, Gonçalo já está mais desperto e percebe agora que é Sofia que está diante dele. A irmã de Pilar tenta mostrar desinteresse, mas é evidente a atração entre os dois.
O equitador acaba por se declarar, em como tudo o que faz é para a proteger e continua a amá-la. Sofia fica constrangida e olha-o emocionada, mas diz que as ações valem mais que as palavras. Gonçalo volta a garantir que nunca a quis prejudicar na fábrica, mas Sofia interrompe-o, sente-se desgostosa e acrescenta que já não há volta a dar. Por fim, ela pede-lhe que não faça Beatriz sofrer e sai do quarto despedindo-se. Gonçalo chora em silêncio.