A estrela da TVI revela que a morte do colega a despertou para a questão da saúde mental, que começou a valorizar muito mais, tomando algumas decisões importantes para si. Recorde-se que o falecido ator e a colega eram amigos e contracenaram em várias produções nacionais, isto além da união pessoal muito forte que mantinham à margem da esfera profissional. Fernanda Serrano recorda o amigo no lançamento do livro do filho mais velho do malogrado ator: “O Pedro salvou-me a vida”.
A atriz era uma das melhores amigas de Pedro Lima e mantém uma forte relação com a família do falecido ator. No dia 31 de maio, Fernanda Serrano, de 49 anos, foi a responsável pela apresentação do primeiro livro de João Francisco Lima, o filho mais velho do amigo que colocou termo à vida a 20 de junho de 2020. A emoção apoderou-se da atriz em alguns momentos durante o evento de lançamento de “Já Não Sou o Que Era Agora Mesmo”.
“Fiquei emocionada quando se falou em silêncio e em solidão“
“Fiquei emocionada quando se falou em silêncio e em solidão, porque se eu fechasse os olhos, as palavras… eu estava tão perto do João Francisco, e tive muito tempo para o observar. As mãos, os trejeitos, o dedo polegar, os olhos e a forma de olhar. A maneira articulada de pensar, o travar as palavras e ir falando… Se eu fechasse os olhos, parecia que o Pedro estava aqui. E está!”, disse, em primeiro lugar, Fernanda Serrano. No final da apresentação, tece, igualmente, rasgados elogios ao jovem autor:
“Com certeza o Pedro estará muito orgulhoso, neste momento tão especial para o filho. Foi isso que me emocionou. Era um dia que todos sabíamos que tinha um peso acrescido. Estávamos todos a policiar-nos, para ver se mantínhamos a harmonia, a leveza e a calma, e conseguimos. Apesar de tudo, hoje é o dia do projeto do João Francisco, que contempla um pouco de todos que fazem parte da vida dele até ao momento”, atira, em seguida.
“Eu mudei com a decisão do Pedro”
Fernanda manteve sempre uma relação de grande união e cumplicidade com todo o clã de Pedro Lima, e neste dia especial recordou esses tempos. “Passei férias e fins de semana com ele e com a família. Era tudo muito intenso. Muitos filhos, muitas crianças, muito riso, muita partilha, muito pensamento. Era tudo muito!”, recordou, primeiramente, emocionada, sem esconder a saudade. “O último fim de semana que passamos juntos foi muito próximo ao que aconteceu… É estranho e ainda não consigo perceber.
Mas ainda não é para perceber. Penso nisso muitas vezes, mas ninguém tem de interpretar uma decisão que não nos cabe a nós. Assiste ao próprio as suas decisões”, afirmou Fernanda sobre a forma trágica como Pedro Lima partiu. “Não é para conseguirmos interpretar. É para respeitarmos, aprendermos.
E acredito que, tal como para mim fez a diferença, na minha forma de ver, viver, ser, estar, pensar, também deve ter feito diferença na vida de muitas, muitas pessoas”, declarou. “Hoje consigo dizer que ele manifestamente mudou muita coisa nos vários momentos que tocou a minha vida. Isto aconteceu porque o Pedro foi meu amigo, em todas as fases da minha vida. São 30 anos, é muito tempo”, continuou a atriz. “Se calhar estou a romantizar um bocadinho, mas, hoje, porque mudei com a decisão que ele tomou, acho que o Pedro salvou-me a vida. Não sei, nem consigo explorar mais agora”, confessou, por fim, a atriz, sendo tomada pela emoção e já com a voz embargada.
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Fernanda Serrano recorda o amigo no lançamento do livro do filho mais velho do malogrado ator: “O Pedro salvou-me a vida”.
Leia este artigo na íntegra na edição da TvMais, disponível em banca e em formato digital.