Maria de Lourdes Sousa não queria uma festa, mas comemorou este aniversário tão especial no aconchego do lar e rodeada da família que tanto ama. Saiba todos os segredos do dia memorável que a deixou muito feliz. Manuel Luís Goucha celebra 100º aniversário da mãe com orgulho: “É a ela que saio!”

Chegar à “idade redonda” de 100 anos e com saúde não é para todos. Manuel Luís Goucha não escondeu a satisfação e o orgulho de ver a mãe festejar um século de vida no dia 8 de julho. A festa fez-se no conforto da casa de Maria de Lourdes Sousa, em Coimbra, onde reside. “Foi celebração em família, em que estive eu, o Manuel Luís, o irmão dele e a mulher, os netos, que são dois, e os três bisnetos. A senhora que trata dela também esteve presente”, conta Rui Oliveira, de 49 anos, à revista TvMais.
“Teve bolo, com um visual muito bonito, que assinalava os 100 anos e foi escolhido pelo neto Filipe”
Só que a progenitora da estrela da TVI não fazia questão de festejar o aniversário, apesar de serem 100 anos. “A minha mãe não gosta de festas nem de confusões. Já estão a ver a quem eu saio?”, disse Goucha, de 68 anos. Mas acabou por celebrar em grande. “Teve bolo, com um visual muito bonito, que assinalava os 100 anos e foi escolhido pelo neto Filipe. Era ligeiro para a digestão e tinha macarons, de que o Manuel Luís gosta muito. Ela gostou, estava muito feliz, cantámos-lhe os parabéns e ela depois apagou as velas”, salienta, em seguida, Rui Oliveira, que em 2024 quer ser ele a organizar a festa de aniversário.
“Vai ser também em família. Eu e o Manuel Luís acreditamos que ela vai fazer 101, 102, 103 e por aí fora. Está bem e apenas sente um pouco de dificuldade em andar”, realça o empresário e comentador de “Noite das Estrelas” da CMTV.
Só que Maria de Lourdes teme todos os anos não conseguir completar a volta seguinte ao Sol, como contou Manuel Luís Goucha num vídeo que partilhou com os seus seguidores no dia seguinte ao aniversário da mãe: “No início deste ano, ia-me metendo com a minha mãe como que a fazer uma contagem decrescente em relação ao dia de ontem [8 de julho]. De vez em quando dizia-lhe: ‘Estás quase a fazer 100 anos.’ Ao que ela sempre me foi dizendo a mesma coisa: ‘Ah, já não chego lá.’ A minha mãe tem sempre qualquer coisa de dramático no tom de voz quando fala destes assuntos”. Um tom dramático que o anfitrião de “Goucha”, na TVI, disse, com o seu bom humor, escutar “há décadas”.
Flores e dinheiro
No último mês, confidenciou Manuel Luís Goucha, a mãe começou a querer saber que presente o filho lhe iria dar. Ele respondia-lhe que já tinha idealizado um ramo com 100 rosas, mas Maria de Lourdes tinha a resposta na ponta da língua: “Não quero rosas, não quero flores, quero é dinheiro’. É sempre a resposta dela”. Pois bem, acabou por receber as duas coisas e muitos mimos. “Nós levámos-lhe um ramo de flores e um presente em dinheiro”, confidenciou, por fim, Rui Oliveira.
“O dinheiro para ela ainda tem essa importância. E foi a prenda que eu lhe dei”
Já o apresentador explicou, no vídeo que partilhou, por que a mãe prefere uma oferta monetária a qualquer outra coisa: “O dinheiro sempre foi sinónimo de independência e de segurança para ela. A minha mãe sempre trabalhou [foi manicura e pedicura] e sempre foi independente, e mais ainda quando se separou do meu pai, já lá vão 64 anos. Preocupava-se com o dinheiro porque tinha dois filhos”. E sublinhou: “O dinheiro para ela ainda tem essa importância. E foi a prenda que eu lhe dei”. Tal como o marido, reconhece que ela se encontra bem. “Está um bocadinho perra na locomoção, mas com cabeça de 50 anos, impecável.”
E elogiou, com orgulho, Maria de Lourdes: “A minha mãe é senhora do seu nariz, sempre foi. Gosta de controlar tudo, não é uma mulher de grandes afetos, lamechices. A minha mãe é tudo aquilo que ela é e tudo aquilo que inventei para a tornar ainda maior”.
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Manuel Luís Goucha celebra 100º aniversário da mãe com orgulho: “É a ela que saio!”
Leia este e outros artigos na edição da TvMais disponível em banca e em formato digital
