Há um ano que o artista luta contra um cancro no pulmão, mas o pior pode já ter passado porque a quimioterapia está a resultar e o cantor sente que começa, finalmente, a poder respirar de alívio. “Acabei de fazer exames e estavam bons”, diz, primeiramente, o intérprete de “Eu Tenho Dois Amores”. E acrescenta: “O cancro do pulmão está a diminuir e as metástases que tenho no fígado também”. Por isso, mostra-se mais animado e confiante, apesar de saber que ainda o espera um longo caminho. Marco Paulo tem notícias positivas sobre o cancro: “Não estou curado, mas caminho para lá”.
“Os tratamentos que tenho vindo a fazer estão a resultar. Isso são muito boas notícias”, diz, em seguuda, com esperança de vencer a doença, que o impede de cantar e coloca a carreira em suspenso. Depois de tantos meses de grande sofrimento, o anfitrião de “Alô Marco Paulo”, ao sábado de manhã na SIC, mantém-se confiante. “Os tratamentos revelam melhorias, só que não é de um dia para o outro que consigo voltar a fazer a minha vida normal. Vou continuar a fazer quimioterapia. Em outubro tenho consulta, novas análises e exames para fazer.”
“Confesso que me sinto um pouco mais aliviado”
As boas notícias que recebeu foram uma espécie de balão de oxigénio para prosseguir com as idas ao hospital. “Confesso que me sinto um pouco mais aliviado. Ir recebendo estas boas notícias de vez em quando dá-me ânimo. Se fosse o contrário, ou seja, receber notícias menos boas, ficava arrasado”, admite.
Marco Paulo volta a salientar que acredita que vai vencer a batalha contra o cancro. “Tenho fé a agarro-me a tudo o que é bom.” Mas confessa: “Estou sempre com receio de receber más notícias. Vivo um dia de cada vez, mas faço planos. Espero gravar um disco diferente dos que fiz até hoje, fazer o concerto que foi adiado [o regresso aos palcos estava marcado para 21 de outubro] e ter oportunidade de agradecer ao meu público. Sinto que devo um obrigado a quem sempre acompanhou a minha carreira”.
O cantor deseja ser um exemplo para quem está a passar por um problema de saúde semelhante. “Penso que tenho tido uma grande força e espero transmitir esperança aos que sofrem com esta doença. Tenho passado por momentos muito difíceis. Tenho vezes que estou alegre, outras em que me emociono e choro”, confidencia.
Dupla vitória
Na mesma semana em que recebeu os resultados que tanto o animaram, Marco Paulo chegou às 100 emissões do seu programa na SIC, como foi assinalado no sábado, 23 de setembro. “Foi uma dupla vitória para mim, mas também uma vitória para a Ana Marques, para a equipa e para a SIC.” E não esquece os espectadores: “Tenho um público que é fiel e acompanha-me todos os sábados de manhã. Eu só tenho de agradecer aos portugueses”.
O cantor gosta de saber as audiências e ao domingo de manhã fica sempre a par dos resultados que o programa registou. “As audiências são importantes para saber até que ponto o público gosta do programa. O sucesso não é meu, até porque nem sou apresentador, mas de toda uma equipa, e claro que se deve ao público. Sinto que faço parte da família de muitos portugueses.”
A estrela da SIC nunca perdeu o sorriso no “Alô Marco Paulo”, ainda que já se tenha emocionado algumas vezes, e desfez-se em lágrimas noutros programas em que marcou presença como convidado. “Podem pensar que estou piegas, só que não. Eu choro porque não consigo travar as minhas emoções. Sempre me emocionei com muita facilidade. Desde que estou doente ainda mais”, explica.
Leia este e outros artigos na edição da revista TvMais, disponível em banca e em formato digital.
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Marco Paulo tem notícias positivas sobre o cancro: “Não estou curado, mas caminho para lá”.