Elas não se derretem uma com a outra nos bastidores e tratam-se como duas atrizes normais, mas vão dar que falar como sogra e nora! Alexandra Lencastre contracena com a filha Margarida Bakker: “Sinto imenso orgulho dela”, diz a atriz, em primeiro lugar.
Alguma vez havia de acontecer. Alexandra Lencastre e a filha mais velha, Margarida Bakker, de 27 anos, fruto da sua relação com Piet-Hein Bakker, contracenam pela primeira vez. Até aqui as duas apenas tinham participado em “Cacau”, com a jovem atriz a fazer o papel de Simone em jovem, a vilã que a mãe representa na novela da TVI. Agora, as duas fazem parte do elenco de “Vizinhos para Sempre”, a nova aposta de ficção de Queluz de Baixo. “Nós conversamos imenso sobre isso, até durante os ensaios. Mas depois as coisas nunca são como nós esperamos e tudo corre naturalmente. É bom existir o à vontade e a cumplicidade que nós temos, enquanto mãe e filha.
“As nossas personagens não gostam uma da outra”
Conhecemo-nos bem uma à outra”, começa por contar Alexandra Lencastre, e adianta que as duas não têm muitas cenas juntas, mas há faísca entre elas: “Entre as cenas que fazemos, há uma ou duas que são marcantes. As nossas personagens não gostam uma da outra, o que não deixa de ser engraçado e nós comentamos isso”. É que nesta nova séria da TVI e da Prime Video, Alexandra Lencastre é uma mãe-galinha e arranja alguns conflitos com a nora, papel de Margarida Bakker.
“É uma mãe muita chata, daquelas mães-galinhas”
“A Rosa, como ela se chama, está num casamento muito desgastado e vive em função do filho, que é o Tiago Teotónio Pereira, de tal forma que fica magoada quando ele vai viver com a namorada, a Margarida Bakker, que eu conheci nesta série”, diz, em seguida, a atriz com um sorriso brincalhão, e acrescenta: “A Rosa sente de tal maneira a ausência do filho que ele e a namorada acabam por comprar um apartamento no mesmo condomínio onde ela vive. Só que é uma mãe muita chata, daquelas mães-galinhas.”
“Às vezes, parece que eu não a reconheço quando a estou a ver como atriz”
A estrela da TVI está a adorar contracenar com a filha, mas reconhece que tinha receio quando pensava que um dia isso podia acontecer e explica: “Se fossem dois papéis, como acontece em ‘Cacau’ entre mim e a Carolina Amaral [a Salomé, que todos tratam por Sal], com muitas cenas isso poderia ser assustador. Neste caso, em que se trata de uma comédia e com cenas curtas, isso não acontece”. Alexandra Lencastre despe-se de atriz e como mãe revela o que sente ao ver a filha representar: “Sinto um imenso orgulho dela. Às vezes, parece que eu não a reconheço quando a estou a ver como atriz. Nós passamos uma pela outra e não há aquela coisa do derreter emocional entre mãe e filha, mas somos duas atrizes que se cruzam no corredor e têm o seu objetivo”.
E não se pense que Margarida Bakker, por seguir as pisadas da mãe, está sempre a pedir-lhe conselhos: “Muito poucos, ela prefere mil vezes ouvir alguma coisa de outra pessoa do que da mãe, porque a minha opinião pode ser viciada. Nós criamos uma certa distância e isso é muito interessante”. E atira, a rir-se: “Mas eu acho que nos vamos encontrar no jantar de despedida”.
Assine a nossa NEWSLETTER gratuita
Seja o primeiro a saber o que está a DAR QUE FALAR!
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Alexandra Lencastre contracena com a filha Margarida Bakker: “Sinto imenso orgulho dela”, diz, em suma.