Matilde Breyner fala com Goucha sobre a perda da filha. “Foi um ato de amor”. A atriz falou pela primeira vez sobre a perda gestacional que sofreu no final de junho. Era uma gravidez muito desejada, mas a bebé Zoe não resistiu.Mas quase aos seis meses de gestação, Matilde Breyner e o marido, o também ator Tiago Felizardo (que casarama 7 de setembro de 2019) passaram por um dos momentos mais duros da sua vida. Desta forma, a gravidez não evoluiu.
“Fui buscar forças sei lá onde. A gravidez estava a correr bem. Tudo certo! Até que não estava tudo bem. Fomos fazer a ecografia morfológica e detetou problemas. Tentei desvalorizar aquilo. Comecei a perceber que, se calhar, era sério. Os médicos preparam-nos logo. Disseram que era mau. Até fazermos a amniocentese tive sempre esperança“, disse a artista em entrevista a Manuel Luís Goucha no seu programa da tarde da TVI. O veterano apresentador não conteve a emoção e as lágrimas em direto.
Goucha em lágrimas
Foi durante a tarde de quinta-feira (10 de novembro) que a Eva da novela da TVI “Para Sempre” recordou no programa “Goucha” esse momento doloroso e como tem vivido desde então. Tornar a sorrir tem sido um processo. “Foi um ato de amor. O que eu fiz, e nunca pus em causa a minha decisão, sabia que era um ato de amor. Sou católica, não sou extremista. Quando o Tiago disse que tinha a mesma opinião que eu, ganhei uma paz tão grande. Acho que o que me foi mais difícil foi o antes e a tomada de decisão. As nossas famílias foram espetaculares”, contou, nesse sentido, Matilde Breyner com muita emoção.
“Tive um parto. Epidural, contrações… Agarrei nela”
“Tivemos uma semana para nos prepararmos. Falámos com uma psicóloga que explicou-nos tudo sobre o parto. E foi exatamente como ela me descreveu. Tive um parto. Epidural, contrações… Agarrei nela. O Tiago tirou imensas fotografias. Já as vi, mas não o faço recorrentemente. Achei que chegar a casa ia ser terrível. Abrir o armário e ver as roupas dela. Já nos tinham dado muita coisa. Mas eu só queria chegar a casa, só queria a minha casa. Com ela muito presente na minha cabeça”, relatou a artista, de 38 anos, contando ainda que foi realizada a cremação a Zoe.
Neste sentido, para o resto da vida Matilde e Tiago consideram-se pais, ainda que a pequena Zoe tenha-se tornado “uma estrela”. E acrescenta igualmente! “Sou mãe, o Tiago é pai, mas ela não está cá. Para o Tiago foi mais duro. Ele dormiu à porta da maternidade dentro do carro. Ser mãe é a coisa mais poderosa do mundo. Voltava a viver aquele parto. Nunca me senti tão poderosa na minha vida. Deixei de dar importância a coisas que me importam tanto. Vou ser mãe para sempre. Isso já ninguém me tira. Quero ter filhos no futuro, mas não quero fazer planos”.
Não foi a sua primeira perda gestacional
Mas saiba que esta não foi a primeira perda gestacional de Matilde Breyner. Em outras palavras, já tinha sofrido um aborto espontâneo em 2021, como a própria confidenciou quando foi entrevista para o programa “Conta-me”, na TVI. Por fim, Matilde Breyner fala com Goucha sobre a perda da filha pela primeira vez e ambos ficaram em lágrimas.
Veja (em cima) a galeria de fotos com alguns dos momentos mais marcantes da vida do casal