O espírito de Natal invadiu o estúdio de “Casa Feliz”! Os apresentadores do programa das manhãs da SIC não escondem o entusiasmo. Saiba como é o Natal perfeito de Diana Chaves e João Baião. “Adorei a decoração, está muito gira! A casa assim com tantas árvores fica mais aconchegante e com pedacinhos de neve, gostei bastante!”, afirma, primeiramente, a apresentadora, de 42 anos. João Baião, de 60, revela, igualmente, que esta é uma das suas alturas favoritas do ano. “Adoro o Natal, é acolhedor, e é engraçado que nestas alturas gosto de andar nas lojas, sempre gostei. Mas nesta altura do ano tenho mais vontade de entrar em lojas de decoração para a casa!”, confidencia, em seguida.

Sobre o novo visual do espaço onde diariamente faz o programa diz: “Adoro ter o estúdio ‘invadido’ por este espírito natalício. Está muito bem decorado!” Os anfitriões de “Casa Feliz” revelam tudo sobre a forma como vivem esta quadra tão festiva e garantem ter gostos diferentes um do outro. Quisemos saber como é vivida esta quadra mágica, e eles contam tudo!
A dupla de apresentadores de “Casa Feliz” vive intensamente a quadra festiva
Que presente vai oferecer ao João?
“Nós trocamos presentes, mas para o João é muito difícil, não por ser exigente, mas porque já tem tudo!O que tento fazer é sempre uma brincadeira. Em anos anteriores, o que fiz foi oferecer meias com coisas escritas, brincadeiras nossas, em coisas personalizadas. É difícil arranjar uma coisa de que ele precise.”
Que presente vai oferecer à Diana?
“Gosto de lhe dar uma coisa mais requintada e é fácil surpreendê-la. Aliás, com um bocadinho de tempo e inspiração, é fácil surpreender qualquer pessoa. Mas preciso de tempo, a não ser que encontre uma peça e que pense de imediato: Olha, que bela ideia para oferecer à Diana. Pode surgir no momento e, por norma, é o que acontece.”
Filme de Natal favorito?
João: Gosto muito de Música no Coração e adoraria de conseguir encontrar aqueles filmes antigos, a preto e branco de Natal. Há um que vejo todos os anos, com o Bing Crosby e o Danny Kaye, chama-se Natal Branco.
Diana: Como está sempre a dar Sozinho em Casa, acabamos por ver.
O que está em primeiro lugar na sua lista de presentes deste ano?
João: Ainda não sei, vou comprando umas coisinhas… Ainda não comprei presentes este ano. Agora como estou a fazer a peça Feliz Aniversário e temos aquela história do “amigo secreto”. Vamos dando todas as semanas um presentinho. Nem tenho tido tempo nem nunca sei o que vou oferecer. É a inspiração do momento, que é o que acontece com os meus irmãos, os meus amigos, a minha família.
Diana: Já comprei o presente do César [Peixoto, o companheiro]! Foi uma coisa que vi e é incrível. Não é muito habitual porque normalmente deixo para a última, mas este ano já o tenho. Acho que ele vai adorar! A Pilar [filha] também já fez a sua lista, e não é nada extensa! Adoro dar presentes, mas é quando sei que é uma coisa que a pessoa quer muito, que está à espera ou que vai fazer falta. Comprar só por comprar, não gosto, confesso.
Deixa as compras para a última hora ou planeia tudo com antecedência?

João: Não, deixo sempre tudo para a última. Faço as compras na antevéspera e na véspera.
Diana: Só compro mesmo os presentes essenciais para os miúdos, claro. Não tenho o hábito de comprar para toda a gente.
Descreva o seu Natal perfeito.
João: Adorava passar um Natal com neve! Que pena não viver num país onde neve. Nunca houve essa possibilidade porque passo sempre cá! Podia ir para um chalé na serra da Estrela, mas tinha de levar a família toda.
Diana: Que toda a gente tenha saúde. Havendo saúde há tudo. Sei que é um clichê, mas é verdade.
Já fez os preparativos, a árvore de Natal?
João: Isso é que me preocupa, pois ainda não consegui fazer nada, nem a árvore de Natal.
Diana: A Pilar diz que só se faz dia 1 de dezembro, portanto, mantemos a tradição.
Comida que é obrigatória na mesa?
João: Os docinhos, os frutos secos e tenho muitas saudades das filhós da minha mãe, mas a minha cunhada e a minha irmã asseguram isso muito bem.
Diana: As couves cozidas, adoro. Não gosto de bacalhau, mas nessa noite abro uma exceção porque com as couves, o azeite, a batatae o alho, o bacalhau sabe-me bem.
O Natal cheira a…?
João: …a lareira, a lenha queimada! Nunca podem faltar as rabanadas, as filhós e o bacalhau também.
Diana: Cheira a rabanadas com vinho do Porto.
Qual foi o presente mais memorável que já recebeu?
João: Não consigo eleger um… mas o ano passado, recebi o meu Tomás [cão Teckel] e quando recebi o Camilo, que é um camelo. E lembro-me de receber uns fantoches quando era pequenino.
Diana: Há um que nunca mais me esqueço! Devia ter para aí 10 anos. Era um pijaminha que a minha avó me deu. Ainda hoje me lembro dele, era tão giro, tinha uma boneca! É engraçado e ainda agora adoro receber pijamas no Natal.
O que nunca se esquece de levar para uma festa ou jantar de Natal?
João: Nunca podem faltar uns docinhos e gosto muito do frio que se faz sentir na época.
Diana: Levo sempre um presentinho, pois, por norma, nestas festas ou jantares faz-se o “amigo secreto”. Escolhia sempre um perfume, o meu, Lucky Me, ou uma peça da minha coleção Anjewels. Adoro oferecer esses presentes.
O que significa esta altura do ano?

João: Adoro o Natal, é uma época mesmo mágica para mim, é acolhedor! Adoro quando começa a chegar o outono, começo logo a pensar no Natal e nas luzes, no ambiente. Gosto igualmente de preparar o Natal para os amigos, para a família. Este ano vou dividir-me entre a minha casa e a casa do meu irmão.
Diana: Para mim, não é muito diferente do resto do ano, porque Natal é família. Gosto da envolvência, de estarmos todos juntos. Os almoços, os jantares, os miminhos.
Qual é a sua música de Natal preferida?
João: Todas! A partir do dia 15 de novembro só ouço músicas de Natal. Tenho uma playlist, aliás, todos os anos faço uma nesta altura e ouço no carro.
Diana: “All I Want for Christmas is You”, da Mariah Carey.
Árvore artificial ou verdadeira?
João: Artificial, claro!
Diana: Artificial.
Percorra, por fim, a galeria de imagens dos apresentadores. O Natal perfeito de Diana Chaves e João Baião.