
Um momento da gala de aniversário de 31 anos da TVI está a dar que falar nas redes sociais. É que o diretor da estação decidiu dar um toque de humor a uma das suas falas durante a emissão. Contudo, a piada de José Eduardo Moniz na gala da TVI está a gerar indignação entre os adeptos do FC Porto.
Em primeiro lugar, ao lado de Cristina Ferreira, o diretor da TVI começou por dizer. “Um ano em que estivemos em alguns dos principais conflitos mundiais”. Então, José Eduardo Moniz continua, ao elencar alguns destes conflitos. “Iraque, Afeganistão, Ucrânia, Palestina, e no maior de todos, a Assembleia Geral do FC Porto”. Imediatamente Cristina Ferreira deu uma gargalhada. Entretanto, nem todos acharam a frase engraçada.
A piada de Moniz sobre o FC Porto durante a gala da TVI deixou algumas pessoas na plateia desconfortáveis. Foi o caso de Rita Pereira, que só sorriu ao perceber que estava a ser filmada. Tal qual a reação de Kelly Bailey e dos jornalistas Pedro Carvalhas e Sara Sousa Pinto. Veja o momento no vídeo abaixo.
error on HTML5 media element
This content is currently unavailable
Reações inflamadas nas redes sociais
Por outro lado, nas redes sociais, alguns nomes importantes do clube reagiram de forma mais incisiva. Foi o caso de André Villas Boas, antigo treinador dos dragões e candidato à presidência do FC Porto. “Triste infelicidade ou triste figura? Um pedido de desculpas ao Futebol Clube do Porto, aos seus adeptos e simpatizantes é o mínimo que se deve exigir à direção da TVI pelo infeliz incidente que acabamos de assistir. Fazer piadas circenses que desrespeitam profundamente a Instituição é lamentável e indigno de qualquer órgão de comunicação social que deve zelar pelo bem comum, respeito, equidade e transparência.”
Da mesma forma, o diretor de comunicação do clube, Francisco J. Marques, reagiu. Através do X, antigo Twitter, escreveu: “Eis até onde pode chegar a estupidez humana. Centenas de milhar de mortos e o Moniz, que desta vez não fugiu para o Brasil, a tentar fazer graçolas, marimbando-se para o sofrimento causado pela guerra. Triste TVI que é dirigida por gente que só vive para as revistas cor de rosa.”
Veja também, na galeria abaixo, os visuais dos famosos na gala da TVI.