Quem deu a notícia da morte da mãe, a Sara Norte foi a avó materna, Eugénia Gaspar, através dos serviços prisionais de Algeciras, Espanha. A filha de Carla Lupi e Vítor Norte “está um farrapo”, segundo o pai.“Morreu-lhe a mãe e ela está na situação em que está”, disse o ator à tvmais.
Sara, 26 anos, não foi ao funeral da mãe por decisão própria. “Tomou a opção certa. Era humilhação a mais vir presa ao funeral da mãe, com um grande aparato policial”, afirma Vítor. Detida em Algeciras, a cumprir uma pena de cadeia de 16 meses por tráfico de droga, tem agora de aprender a viver com a morte da mãe, de quem não se despediu. “A Sara tem de aprender a viver com a situação e tentar mudar a vida dela”, refere o ator.
A jovem atriz está, segundo a avó, no bom caminho. “Ela está a estudar para ser cabeleireira e está muito ocupada com a biblioteca também. A vida dela vai melhorar”, conta Eugénia. Ansiosa para que a neta saia da cadeia, Eugénia prefere não ir vê-la. “Não quero visitá-la. Mas mando-lhe sempre dinheiro para ela poder comprar uma sandes, cigarros ou o que quiser. É a forma que tenho de lhe dar algum conforto.” Sara não pôde despedir-se da mãe, mas “mandou rezar uma missa” em sua honra na capela da cadeia, em Espanha. “Ela nem é católica, mas achou que era o que podia fazer”, conta a mãe de Carla Lupi.
Recorde-se que a jovem foi presa pelas autoridades espanholas, a 6 de fevereiro, em Algeciras, quando regressava de Marrocos. No momento da detenção, levava no estômago cerca de 800 g de haxixe. A estratégia da defesa passou por provar que ela agiu sozinha, sem qualquer ligação a grupos organizados de tráfico de droga. Será libertada em junho de 2013.