
É a única atriz em Portugal a quem chamam diva e percebe-se bem porquê. Alexandra Lencastre, 47 anos, é tão genial a trabalhar como por vezes insegura e, com o passar dos anos, essa característica, associada a depressão, cansaço e medo de envelhecer, tem-se acentuado. Em “Destinos Cruzados”, a nova novela da TVI, a atriz tem mais um enorme desafio pela frente: interpretar as sósias Sílvia e Laura que, a dada altura, trocam de identidade. É uma enorme responsabilidade, que a obriga a muitas horas de gravações seguidas e estudo de cenas em casa. E, se os colegas das produções já estão habituados a que Alexandra se “vá abaixo” a meio de um projeto, desta vez temem que não aguente de facto a pressão e trabalho intensivo, embora a própria tenha afirmado publicamente que recorreu a ajuda psicológica para ultrapassar determinados problemas pessoais e reforçar as suas defesas. “Ela está muito frágil e ainda agora começámos. Estamos todos ‘cheios de pica’, porque é o início de um projeto fantástico, mas a Alexandra já acusa enorme cansaço e debilidade”, afirma fonte ligada à produção.
A gravar apenas desde meados de novembro, a protagonista já faltou, chegou mais tarde ou teve de abandonar as gravações. A falta aconteceu depois da gala de Natal do canal Queluz de Baixo, durante a qual se mostrou muito animada. “Não apareceu, obrigou a alterar o plano e nem sequer estava contactável, o que gerou uma confusão”, referiu outra fonte. Antes disso, foi um problema num dente que a deitou abaixo. “Avisou em cima da hora que tinha de ir ao médico de urgência. No outro dia chegou aos estúdios, no entanto não estava bem, e acabou por ir para casa. Apesar de serem questões de saúde que não se podem prever complicam muito um dia de gravações, sobretudo porque é a protagonista num papel duplo. Nessa altura, teve de se readaptar o plano, o que tem custos”, afirmou ainda a mesma fonte.
Prevendo que, tal como aconteceu em novelas anteriores, a atriz iria ficar em baixo a dada altura do projeto, a produção assegurou-lhe um dia de folga por semana, que não é fixo, e a TVI não a deixou integrar o painel de jurados da terceira edição de “A Tua Cara Não Me é Estranha”. “A Alexandra não aguentaria”, asseguram colegas. Porém, e apesar de todos os esforços, a diva não anda bem e revela sinais de tristeza.