Depois de ver Iva Domingues a ser acusada de ofender a cidade de Guimarães, Rita Ferro Rodrigues partiu em defesa da amiga através de um texto nas redes sociais:
Joaquim Letria denunciava , um problema grave de saúde pública que alarma e revolta , algumas freguesias da cidade de Guimarães : por incompetência , do poder político , há famílias que vivem há anos, segundo palavras do próprio Jornalista, com ” trampa ” dos esgotos a entrar-lhes casa adentro . Uma situação inacreditável que levou Iva e Joaquim a mostrar a sua solidariedade para com as populações afectadas e a sua indignação para com a inércia do poder político local.
Ora a certa altura , Iva , comentando o trabalho desse mesmo poder político diz: ” em Guimarães , como dizia Eça de Queiróz, as moscas mudam mas a trampa é a mesma ” . ( Como comentário, certeiro de resto , ao facto do tal problema gravíssimo de esgotos não se resolver por incompetência política).
Pois alguma alma mal intencionada, decidiu filmar da televisão, apenas esta frase da Iva e partilhar nas redes sociais , dando a entender que a apresentadora estava a ofender gratuitamente os Vimarenenses!
E então partilhou apenas isto : ” Em Guimarães, as moscas mudam mas a trampa é a mesma .”
Inacreditável não é ? Mas aconteceu ( está a acontecer neste momento ) . E começou o cyber bulliyng implacável :
Centenas de comentadores apressados , precipitados e cheios de ódio, desataram a insultar a Iva , indiferentes ao facto de estarem a ser manipulados por um vídeo fora do contexto.
Nem se deram ao trabalho de ouvir toda a conversa .
O que me custa mais no meio disto tudo ( para além do facto da minha amiga estar a ser insultada injustamente ) é o facto das pessoas cada vez serem mais manipuladas e estarem a perder o discernimento e o sentido de justiça .
Enfim!”